segunda-feira, 22 de junho de 2009

S.C.Covilhã


Sporting Clube da Covilhã defronta pela 1ª vez um clube estrangeiro

O Sporting da Covilhã continua a ser o clube preferencial dos covilhanenses, face à implantação que esta colectividade conseguiu na cidade e pelos êxitos que vai conseguindo, não obstante algumas crises financeiras por que vai passando.

Entretanto o Montes Hermínios manteve-se ainda durante alguns anos e extinguiu-se, surgindo uma outra colectividade na cidade, também de cariz operário, que veio a ser filial do Belenenses. Apareceu assim em 24 de Julho de 1928 o “Club de Foot-Ball Os Covilhanenses”, que passou então a ser o maior rival do Sporting da Covilhã, de parceria com o Montes Hermínios, enquanto este existiu. Por este motivo ainda hoje, neste concelho, existem muitos adeptos e simpatizantes dos azuis.

Mas só no Sp. da Covilhã e “Os Covilhanenses” iriam ser os primeiros a participar nos campeonatos nacionais das II e III divisões, acabando por enriquecer esta cidade e região com a existência de duas colectividades importantes nestes campeonatos.

No entanto esta rivalidade sempre foi positiva, tendo, inclusive, alguns atletas que terminavam seus contratos no S.C.C. integrado o “Club de Foot-Ball Os Covilhanenses”, mais tarde designado “Grupo Desportivo Covilhanense”. Inversamente, a rivalidade existente entre o Sporting da Covilhã e o Sport Lisboa e Castelo Branco, filial do Benfica e, por isso, actualmente designado Sport Benfica e Castelo Branco, quase sempre foi objecto de alguma dureza, onde o positivismo se deveria impor, mas a mesma de facto existe desde os primórdios da fundação não só do Sporting da Covilhã, como de outros clubes da cidade que sofreram idênticas contrariedades com as gentes albicastrenses.

Mas já muitas consciências chegaram à razão de que só num verdadeiro espírito de colaboração entre vizinhos, como no desporto, nos poderemos afastar do pecado original de estarmos inseridos numa região do interior. Quantos mais clubes existirem em divisões cimeiras dos nacionais, tanto melhor se permitirá forçar a interioridade a nivelar-se um pouco com o litoral, pelo menos no âmbito desportivo.

Efectivamente, em muitas ocasiões, algumas intrigas provenientes das rivalidades entre covilhanenses e albicastrenses acabaram por ser solucionadas, ainda que temporariamente, entre o entendimento das Direcções dos clubes envolvidos.

Em 24 de Agosto de 1931, o Sporting Clube da Covilhã defrontou, pela primeira vez, um clube estrangeiro, na Covilhã, neste caso a Unión Deportiva Española que, mais tarde (1932), se viria a designar Union Deportiva Salamanca. Esta colectividade do país vizinho que também nasceu no mesmo ano dos Leões da Serra, veio a ganhar este primeiro jogo com o Sp. da Covilhã por 5-2.

No mês seguinte, mais concretamente nos dias 19 e 20 de Setembro, é a vez do Sporting da Covilhã se deslocar a Salamanca, onde, após grandes festejos na véspera, em honra dos covilhanenses, estes vêm a perder os dois encontros realizados no campo do Calvário, em Salamanca, por 3-1 e 2-0, respectivamente.

O Sporting da Covilhã alinhou com: Manoel da Silva; José marques, José d’Almeida, José Augusto, Alberto, Nascimento, Fonseca, Guilhermino, Marante, Barata e Mioludo.

A Union Deportiva Española apresentou a seguinte equipa: Perez, Escolar, Alondo, Seirul-lo, Gimeno, Quique, Froufe, Alejo, Barrando, Santa e Illescas.

O golo do Sp. da Covilhã foi marcado por José Fonseca.

No ano seguinte, em 29 de Agosto de 1932, já com a designação de Union Deportiva de Salamanca, na Covilhã defrontaram os Leões da Serra, voltando os espanhóis a vencer por 4-2, jogando no campo do Bairro Municipal. Ainda na mesma década, voltaram à Covilhã em 06/10/1935, estando na presidência da Direcção do S.C.C. o Dr. António Gomes Oliveira, e, desta vez, coube ao Sporting da Covilhã vencer o encontro por 1-0.


Um comentário:

  1. Visite http://historiascc.blogspot.com/ todos os times do Covilhã desde 1923.

    ResponderExcluir