quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Nacional F.C.

Em pé: Ferreira Pedras, Téo, Pedro Hamilton, Sula, Valdomiro, Mario Motorzinho, Marialvo Agachados: Zezé, Pretinho, Rangel, Rolinha, Pepeta.
Crédito: http://www.bauvelho.com.br/

Há quarenta anos esta cidade foi sacudida por uma grande festa esportiva. Foi no dia 24 de agosto de 1969, que o Nacional Futebol Clube, jogando no estádio do Maracanã, contra o Maringá, do Paraná, marcou uma vitória quie mexeu com esta Manaus.

Era um simples amistoso, mas o fato de ser o primeiro time amazonense a se exibir no maior estádio de futebol do Brasil, numa preliminar de Brasil x Venezuela pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, levou o torcedor, do Nacional ou de seus co-irmãos, ao delírio.

O movimento para essa apresentação foi comandada pelo desportista Flaviano Limongi, então presidente da Federação Amazonense de Futebol. A cidade parou para ouvir a transmissão do jogo pelas rádios, pois ainda não existia a tevevisão em Manaus, quando foi anunciado o fim do jogo com Nacional 1 x Maringá 0, gol de Pepeta.

O Nacional com Marialvo, Pedro Hamilton, Sula, Valdomiro e Téo; Mário Motorzinho e Rolinha; Zezém Rangel, Pretinho e Pepeta.

O Nacional ainda levou em sua delegação, os jogadores Procópio, Chiquinho, Bel, Márcio Mineiro, e Valdir Santos, emprestado ao São Raimundo.

A delegação do Nacional era composta do presidene Paulino Gomes, comerciante Alfredo Ferreira Pedras, Samuel do Vale, Elias Dorgan, José Portela, técnico Alfredo Barbosa Filho, e contou com o apoio do ex-jogador Emanuel, que se fixou no Rio de Janeiro depois de jogar pelo São Cristóvão, na epoca uma força intermediária do futebol carioca.

Fonte: http://www.bauvelho.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário