sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Sporting CP

Em pé: Octávio Barrosa, Álvaro Cardoso, José Manuel Martins (Director), Kelly (???), Canário, Veríssimo, Manuel Marques (Massagista) e Azevedo.
Agachados: Manuel Marques, Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos, e Albano.

Taça Latina / Final 1948/49 - Barcelona 2 x 1 Sporting

Taça Latina foi uma competição europeia de futebol, realizada entre 1949 e 1957, disputada pelos campeões de Portugal, Espanha, França e Itália. A competição teve um grande prestígio por ser a primeira competição internacional europeia que enfrentava os campeões dos países latinos. A Taça Latina disputou-se em cada ano em sedes ou locais diferentes, num dos quatro países representados. Um sorteio decidia os emparelhamentos das meias-finais. Os vencedores das semi-finais disputavam a final. Os derrotados disputavam o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares. A competição extinguiu-se em 1957 por força da consolidação da Taça dos Campeões Europeus, criada em 1955.

O Sporting esteve em 4 das 9 edições da Taça Latina: 48/49 - Finalista vencido; 50/51 - 4º Lugar; 51/52 - 4º Lugar; 52/53 - 3º Lugar. No ano em que o Sporting conquistou o Tetra-campeonato na época de 1953/54 esta competição não se realizou. O registo leonino durante as 4 presenças nesta competição resultou nos seguintes dados; 9 jogos - 2 vitórias - 1 empate - 6 derrotas - 21 golos marcados e 25 golos sofridos.

O melhor registo do Sporting foi precisamente na 1ª edição da Taça Latina, disputada em Madrid, o Sporting começou por ganhar ao Campeão Italiano, o Torino, que devido ao acidente aéreo que vitimou parte daquela grande equipa, uns meses antes, actuou desfalcado. Peyroteo, garantiu o jogo da final ao apontar os 3 golos da vitória, ficando o resultado final em 3-1.

Na Final, e jogando em casa, os Espanhóis do Barcelona não facilitaram, mesmo assim o Sporting nunca virou cara a luta, e já perto do final do jogo e com tudo para levar o jogo para prolongamento Jesus Correia de baliza aberta, falha uma incrível oportunidade. Azevedo foi considerado o homem do jogo por ter prolongado o mais que pôde a derrota leonina. Outro infortúnio nesta final foi Peyroteo ter jogado lesionado. Deixamos abaixo o onze titular dessa final.

BARCELONA 2 - SPORTING 1
Estádio Metropolitano (Madrid, Espanha - 3 de Julho de 1949
Arbitrado por "Idez" (França)
SPORTING: João Azevedo (GR), Octávio Barrosa, Juvenal Silva, Carlos Canário, Manuel Marques, Veríssimo, Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos, Albano / Treinador: Cândido de Oliveira
Gol: Jesus Correia 22 min.


Um comentário:

  1. Já adicionei o seu blog tambem,um grande abraço e muito obrigado pela parceria

    ResponderExcluir