quarta-feira, 10 de junho de 2009

E.C. São Bento

Em pé: Toninho Oliveira, Abelha, Zé Carlos, Édson, Nildo e Edel
Agachados:Cacau, Dino Furacão, Jones, Paulo César e Nivaldo.

Esquadrão do São Bento de Sorocaba de 1986

Abelha
João Batista Lopes Abelha, o Abelha, ex-goleiro da Ferroviária (SP), do São Paulo e do Flamengo, nos anos 80, mora em Sorocaba (SP), trabalhou como treinador do São Bento, foi diretor do Figueirense e voltou a dirigir o São Bento, em 2006. No mesmo ano, ele também trabalhou no Atlético de Sorocaba e acertou com o Remo, do Pará, em maio. Em 2007, retornou ao São Bento contratado para substituir Freddy Rincón, mas logo deixou o clube de Sorocaba, já que não conseguiu livrar o time do rebaixamento do campeonato paulista. No começo de 2008, ele foi contratado pelo Figueirense para o cargo de superintendente técnico das divisões de base.

Pai de duas filhas, Abelha começou a carreira na Ferroviária de Araraquara, onde se destacou, passou pelo Flamengo em 1983 e foi contratado pelo São Paulo, junto com o centroavante Marcão, em 1984, ano em que o time do Morumbi passava a ser comandado pelo técnico Cilinho.

No Tricolor, Abelha disputou posição com Barbirotto, após Waldir Peres deixar o clube. Não vingou na equipe do Morumbi e foi para o São Bento.

Com a camisa são-paulina, entre os anos de 1984 e 1985, Abelha disputou 31 partidas (13 vitórias, 10 empates e 8 derrotas). Já pelo rubro-negro da Gávea, o arrojado goleiro atuou apenas nove partidas, sendo cinco vitórias e quatro derrotas. Incrível! Abelha não empatou pelo Flamengo

Como técnico, Abelha também dirigiu o Amparo, o Capivariano, o Independente de Limeira e o Barretos, todas equipes do interior paulista. Fora do país, o ex-jogador da Ferroviária, São Paulo e Flamengo trabalhou como preparador de goleiros do Kashima Antlers (do Japão - com o técnico Zico), da Seleção Japonesa (com o técnico Falcão) e auxiliar técnico de Nelsinho Baptista no Colo Colo do Chile.


Nenhum comentário:

Postar um comentário