domingo, 14 de junho de 2009

F.C. Vizela

Em pé: Chico da Eva, Freitas, Magalhães, Elísio, "Barbeiro", João Piropau
Agachados: Mário Costa, "Marinheiro", Amado do Crau, Bráulio, Oliveira Tardina

Primeiro esquadrão do Vizela da cidade do mesmo nome no Distrito de Braga,

O Futebol Clube de Vizela foi fundado no dia 1 de Janeiro de 1939 e eleitos os primeiros órgãos sociais do Clube em 16 de Junho de 1939. Os primeiros presidentes foram: Armando Martins Camelo (Assembleia Geral); João de Sousa (Direcção) e João da Costa Madureira (Conselho Fiscal).
João de Sousa, conjuntamente com um grupo de bairristas fizeram nascer mais uma filial do Futebol Clube do Porto.
Agostinho de Lima, tesoureiro da Direcção, bafejado pela Lotaria Nacional, compra com parte do dinheiro obtido numa cautela da Lotaria Nacional, um terreno no lugar da Vista Alegre em foi construído o primeiro campo de futebol do Vizela. Este recinto desportivo, após a sua morte, adoptaria o seu nome: e seria utilizado pelo clube até 1989.

A 1 de Agosto de 1940, o Clube filia-se na A. F. de Braga e logo nessa época conquista o título de Campeão Regional da 2.ª Divisão.
Compete nos campeonatos regionais, obtendo vários títulos até que em 1966-67 consegue a sua primeira Taça de Campeão Nacional, vencendo na final da III Divisão, o Tramagal, em Aveiro, por 5-3, depois de na meia-final, num jogo que ficaria para a história, ter derrotado o Boavista, por 3-1.
Dezoito anos depois volta a erguer esse troféu. Aconteceu em Coimbra no ano de 1982, na final do Campeonato da III Divisão em que derrotou o Atlético por duas bolas a uma.
Nesta fase de expansão, o Futebol Clube de Vizela teve na pessoa de Domingos Vaz Pinheiro, pai do actual Presidente Adjunto do clube, Paulo Pinheiro, o baluarte desse crescimento e após isso apareceu aquele que se havia de afirmar como o maior vulto do desporto local (Sérgio Capela). Com o seu empenhamento arrastou para o clube outros homens que o fizeram chegar à 1ª Divisão Nacional.

Fruto disso e em consequência de uma legislação governamental, o clube não podia utilizar o velho campo Agostinho de Lima, por este não reunir as condições impostas, lançando mão à construção de um novo estádio que numa primeira fase prevê um campo relvado para jogos e um campo de treinos.
Em 1984-85, após ter vencido, na época anterior, a zona norte da 2.ª Divisão Nacional disputa o Campeonato da 1.ª divisão, Por falta de campo relvado vê-se obrigado a jogar no estádio Municipal de Guimarães. Foi o último classificado, contabilizando 15 pontos referentes a 4 vitórias, 7 empates e 19 derrotas. Era treinador da equipa, José Romão, que iniciava o seu percurso de técnico.

Em 12 de Novembro de 1989 inaugurou o seu estádio. Presidiu à cerimónia o Ministro Valente de Oliveira. O Boavista apadrinhou o evento. O terreno do estádio foi oferecido pelo antigo presidente do FCV, Fernando da Costa Vieira. Em 19 de Março de 2003 foi inaugurado o primeiro relvado sintético pelo presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Francisco Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário