sexta-feira, 13 de março de 2009

São Paulo F.C.

Em pé: Sérgio, Clodô, Nestor, Bock, Araken, Friedenreich, Zanuela e Rueda Agachados: Formigão, Serrote, Barthô, Siriri e Segatti
Crédito: http://blog.unitaim.com.br/page/2/

Esquadrão do São Paulo dos anos 30, talvez sua primeira equipe com integrantes do extinto Paulistano onde o nosso primeiro craque Friedenreich era sua principal figura mesmo, já no ocaso da carreira.

1930 – O PRIMEIRO SÃO PAULO
O fim das atividades no futebol do Paulistano e da Associação Atlética das Palmeiras resultou no primeiro São Paulo, o São Paulo da Floresta. O Palmeiras deu o campo que tinha na Floresta, bairro da Ponte Grande. Um grupo de ex-associados do Paulistano levou o time, que contava com Friedenreich, o Pelé da época, no ataque. E o São Paulo da Floresta foi vice em seu primeiro ano de vida.

1931 – O PRIMEIRO TÍTULO
O São Paulo da Floresta foi campeão paulista logo em seu segundo ano de vida, com uma campanha memorável: 20 vitórias, 5 empates e 1 derrota. Na partida decisiva, goleou o Corinthians por 4 x1. O clube do Morumbi passou a computar o titulo entre suas conquistas. È polêmico. Afogado em dividas, o velho São Paulo fundiu-se com o Clube de Regatas Tietê, que não mantém time de futebol.

1936 – O SÃO PAULO DEFINITIVO
Um grupo de diretores não aceitou a fusão com o Tietê e refundou o São Paulo em 16 de dezembro de 1935. Foram mantidos o distintivo e o uniforme original. A estréia do time aconteceu contra a Portuguesa Santista, com vitória de 3 a 2, no campo do Palestra Itália.

1938 – DE MÃO NÃO VALE
O Paulistão de 1938 foi um show de desorganização. A final, entre São Paulo e Corinthians, aconteceu somente em abril de 1939. O Tricolor começou na frente, gol de Mendes. A partida foi interrompida aos 21 minutos do primeiro tempo, por causa da chuva. O jogo recomeçou dois dias depois. O Corinthians empatou faltando 25 minutos para o fim, com um gol de mão do atacante Carlito, e ficou com a taça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário