segunda-feira, 25 de maio de 2009

Arsenal F.C.

Em pé: Forbes, Daniel, Swindin, Barnes, Macauley e Smith
Agachados: McPherson, Logie, Rooke, Lishman e Vallance.

Esquadrão do Arsenal em amistoso no estádio São Januário em 1949 no jogo Vasco 1x0 Arsenal.

Na noite de 25 de maio de 1949, uma quarta-feira, São Januário recebeu o maior público de sua história, no amistoso entre o Vasco e o Arsenal. Havia vários motivos para tanto interesse. 

O famoso clube londrino, um dos mais tradicionais e populares da Inglaterra, fundado em 1886 e várias vezes campeão inglês, havia se sagrado mais uma vez campeão na temporada de 1947/48 e era exaltado como um dos melhores times do mundo. Nunca antes um clube tão poderoso e respeitado do velho continente tinha feito uma excursão ao Brasil, quanto mais da Inglaterra, que tinha a aura de inventora do futebol. É verdade que várias equipes inglesas já tinham visitado o Brasil, mas quase todas eram ou compostas de tripulações de navios ingleses (que no princípio do século XX costumavam aplicar goleadas homéricas nos times brasileiros), combinados amadores, ou, no máximo, clubes de segunda divisão para baixo. O próprio Vasco, em 1948, já havia derrotado o Southampton, que na época disputava a segunda divisão inglesa, por 2x1, em São Januário. Mas nenhuma daquelas equipes chegava perto do calibre do Arsenal e não causaram a menor sensação. 

Súmula do jogo
VASCO DA GAMA 1 X 0 ARSENAL-ING 
São Januário, quarta-feira, 
Data: 29 de maio de 1949. 
Horário: 21 horas (1º tempo: 21h05min; 2º tempo: 22h06min.) 
Renda: CR$ 1.146.500,00 
Público: 45.000 pagantes (aproximadamente) 
Árbitro: Cyril John Barrick 
Auxiliares: Mário Vianna e Alberto da Gama Malcher 
Gol: Nestor aos 33’ do 2º tempo. 
VASCO: Barbosa, Augusto, Sampaio; Ely, Danilo, Jorge; Nestor, Maneca, Ademir, Ipojucan (Heleno 14'/2ºT) e Tuta (Mário 14'/2ºT). Técnico: Flavio Costa. 
ARSENAL: Swindin, Barnes, Smith; Macaulay, Daniel (Fields 30'/1ºT), Forbes; McPherson, Logie, Rooke, Lishman e Vallance. Técnico: Tom Whittaker. 

Fontes

Um comentário: