segunda-feira, 4 de maio de 2009

C.R. Vasco da Gama

Em pé: Oncinha, Figliola, Rubens, Alfredo II, Sampaio e Argemiro
Agachados: Djalma, Lelé, Isaías, Jair e Chico.

Esquadrão do Vasco da Gama campeão do Torneio Ínicio de 1944 derrotando o Flamengo na final. Com a entrada depois de alguns jogadores estava formado o imbatível Expresso da Vitória que deteve a hegemonia no futebol carioca por alguns anos e servia de base para a Seleção Brasileira.
O Gigante da Colina estava mesmo impossível no começo da temporada de 1944. Uma semana depois de levantar o título de campeão do Torneio Relâmpago, na disputa do tradicional Torneio Início, a equipe de São Januário adicionava mais uma taça à sua sala de troféus. Jogando em seu estádio, o Almirante passou por Bangu e Madureira, até chegar à finalíssima novamente diante do time da Gávea. Curiosamente, foi o mesmo Rubro-negro o time batido por goleada (5 x 2) no domingo anterior, no jogo que definiu o Relâmpago.

Enfrentando os Mulatinhos Rosados banguenses na 1ª rodada, os vascaínos massacraram os adversários, metendo 5 a 0 nos vinte minutos jogados, o que deu uma média de um gol a cada quatro minutos de bola rolando. Lelé foi o autor de dois gols, completando o placar Chico, Isaías e Djalma. Na rodada seguinte, já na semifinal do torneio, o inimigo seria o Madureira, que já havia eliminado Bonsucesso e Fluminense. Não foi surpresa, então, o que foi visto: o confronto com o Tricolor Suburbano acabou sendo o mais difícil daquela tarde. Nos vinte minutos regulamentares, 0 a 0, sem sequer um escanteio para desempatar a peleja. Na primeira prorrogação de dez minutos, a igualdade absoluta permaneceu. Somente no segundo prolongamento – mais dez minutos –, Ápio, zagueiro do Madura, foi infeliz em um corte e acabou cedendo o córner que decidiu a partida.

Na decisão do Início, o Vasco estaria enfrentando o grande rival Flamengo, que havia já eliminado Botafogo e América da competição. Na primeira meia hora de jogo, Chico abriu o marcador, mas Floriano empatou. Na etapa derradeira, Jair pôs o time cruzmaltino novamente em vantagem e Isaías, em uma arrancada de mais de 40 metros, selou a vitória, colocando ponto final no placar. Club de Regatas Vasco da Gama campeão! Olha o Expresso chegando...

VASCO DA GAMA (RJ)3 X 1 FLAMENGO (RJ)
Data: 26/03/1944
Local: Estádio São Januário
Hora: 16h55min
Renda: CR$ 55.086,90
Público: 10 mil (aproximadamente)
Árbitro: Belgrano dos Santos
Gols: Chico-VAS e Floriano no 1º tempo; Jair-VAS e Isaías-VAS no 2º tempo.
VASCO DA GAMA: Oncinha, Rubens, Sampaio; Alfredo II, Figliola, Argemiro; Djalma, Lelé, Isaias, Jair e Chico. Técnico: Ondino Viera.
FLAMENGO: Jurandyr, Pedrinho, Artigas; Caxambu, Bria, David; Lupércio, Floriano, Pirillo, Perácio e Jarbas. Técnico: Flavio Costa.

2 comentários:

  1. A NetVasco deixou passar um erro na identificacao dos jogadores. A identificacao correta na fila em pe' e': Oncinha, Figliola, Rubens, Alfredo II, Sampaio e Argemiro.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Mauro
    Valeu pela correção dos nomes dos jogadores.
    Abraços

    ResponderExcluir