segunda-feira, 20 de julho de 2009

Fluminense F.C.


Em pé:Pé de Valsa, Edson, Jaminho. Castilho, Pinheiro e Lafaete.
Agachados: Telê Santana, Didi, Carlayle,Orlando Pingo de Ouro e Joel.

Uma das formações do esquadrão do tricolor carioca utilizada durante a campanha do estadual de 1951.

Fluminense 2 x 0 Bangu
O Bangú já vinha sendo a grande sensação do campeonato carioca de 1949. As contratações de jogadores veteranos como Rafaneli, Djalma, Rui, Zizinho e Nivio, deram ao clube de Moça Bonita, uma maneira de jogar que agradava a todos aqueles que viam o Bangú atuar.

No campeonato de 1951, o Fluminense foi a grande equipe da temporada. Começou em primeiro e em primeiro chegou. Entretanto, o Bangú chegou, em determinadas situações, a dividir a liderança com o Fluminense. Quando chegou a última rodada, os dois estavam em igualdade de condições. Foi necessário, então, uma série de melhor de três para se conhecer o campeão. O Fluminense ganhou os dois jogos e ficou com o titulo.

O primeiro jogo foi tumultuado e violento. O atacante Didi, do Fluminense, quebrou a perna do zagueiro Mendonça do Bangú. Os tricolores venceram por 1x0, em uma partida feia e sem muitos atrativos. O segundo encontro foi disputado em um clima disciplinar bem melhor que a partida anterior. O Bangú começou dominando o jogo e mantendo o Fluminense em seu próprio campo. Os tricolores se defendiam muito bem e os banguenses chutavam muito mal. Pouco a pouco o Fluminense equilibrou as ações e conseguiu seu primeiro gol. Uma falta próximo a área, um lançamento e uma cabeçada de Telê Santana para as redes do goleiro Osvaldo. Telê jogou todo o campeonato como ponta direita. Na decisão entrou como centro avante no lugar de Carlayle. O treinador Zézé Moreira acreditou em Telê que se tornou o herói da decisão.

No segundo tempo, o Fluminense procurou explorar as falhas da defesa do Bangú que sentia a falta do seu zagueiro Mendonça. Djalma, que jogava na ponta direita, foi deslocado para substituir o companheiro que havia quebrado a perna. Apesar de tudo, muitas oportunidades foram perdidas pelas duas equipes. Era um jogo igual. Mas, a sorte estava do lado do clube das Laranjeiras que, na realidade, tinha feito a melhor campanha da temporada. Uma bela jogada de Robson, o aspirante que entrou no lugar do titular Joel, encontrou Telê Santana bem colocado, e o Fio de Esperança decidiu a partida marcando seu segundo gol. Estava selada a sorte do campeonato. O Fluminense era o novo campeão carioca. Era também, a vitória da marcação por zona de Zézé Moreira sobre a diagonal de Ondino Vieira. Vitoria da juventude do Fluminense sobre os veteranos do Bangú.

Jogo foi realizado no dia 20 de janeiro de 1952 no maracanã.
O juiz foi Mário Vianna.
O Fluminense foi campeão jogando com Castilho, Pindaro e Pinheiro, Vitor, Edson e Lafaiete, Lino, Didi, Telê Santana, Orlando e Robson.
O Bangú foi vice campeão atuando com Osvaldo, Djalma e Salvador, Irani. Rui e Alaine, Moacir Bueno, Zizinho, Joel, Décio Esteves e Nivio.

Fonte: www.museudosesportes.com.br

Um comentário:

  1. Só de olhar para essa foto e comparar com as formações atuais do nosso tricolor....da tristeza.

    ResponderExcluir