quarta-feira, 15 de julho de 2009

Holanda

Em pé: Van Ierssel, Cruyff, Jongbloed, Schrijvers, Haan, Rijsbergen, Neeskens, Israël, Keizer, Treijtel, Krol, Suurbier e Van Hanegem
Agachados: Jansen, Rep, Willy Van de Kerkhof, René Van de Kerkhof, Geels, Rensenbrink, Strik, Vos e De Jong.

Os 22 convocados do Esquadrão da Holanda para a Copa de 1974

A Holanda nas Copas

A Holanda estreou nos mundiais na Copa de 1934 na Itália e foi derrotada pelo placar de 3 a 2 frente à Suécia. Em 1938, na França, em seu único jogo foi derrotada pela então Tchecoslováquia por 3 a 0.

Sua melhor performance sem dúvida foi em 1974, na segunda Copa em que participou, quando ganhou o vice-campeonato. Em 1978 novamente a Holanda foi vice-campeã, desta vez perdendo para a Argentina. Coincidentemente vice-campeã duas vezes seguidas e em ambas perdendo para os países-sede.

Em 1982 e 1986 a entressafra holandesa não era das melhores, então a Holanda só veio disputar a Copa de 1990, e muitos tinham uma grande expectativa em torno desta seleção que tinha 3 craques de altíssima categoria, que compunham a espinha dorsal do Milan da Itália: o apoiador Frank Rijkaard e os atacantes Rudd Gullit e Marco Van Basten, mas empataram nos medíocres jogos contra a Inglaterra, Irlanda e Egito e na segunda fase perderam para a Alemanha Ocidental por 2 a 1. Em 1994 nos EUA ficaram com o 7º lugar e em 1998 na França com o 4º lugar. Em 2002 - Coréia-Japão - não se classificou e no segundo Mundial disputado na Alemanha, no ano de 2006, cujo técnico fora Van Basten, foi eliminada nas oitavas-de-final.

A verdade é que a Holanda sempre será lembrada na história das Copas do Mundo de Futebol pela excelente apresentação em 1974. Eis o motivo de ter um site na Internet em sua homenagem feito por este brasileiro que ama o futebol-arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário