segunda-feira, 6 de julho de 2009

E.C. 14 de Julho


O Esporte Clube 14 de Julho nasceu em 1902 em um antigo areal onde hoje está localizado o Parque Internacional, na fronteira entre Santana do Livramento e a cidade uruguaia de Rivera. Um grupo de garotos brasileiros costumava brincar de “foot ball pelota pata”, como os uruguaios denominavam o esporte.
De tanto admirar os times de Rivera, onde o futebol chegou mais cedo, os garotos resolveram montar uma equipe para confrontá-los. Batizou então o time com a data da fundação: 3 de Maio. Mas o batismo não durou muito tempo. Resistiu pouco mais de dois meses. No dia 14 de Julho, o grupo de garotos venceu sua primeira partida e, diante de tanta euforia, resolveu fazer uma homenagem marcante a tamanha façanha e mudou a data-símbolo do clube. Foi quando o 14 de Julho começou a fazer história.
Um leão em campo
O apelido de “Leão da Fronteira” surgiu pela primeira vez em março de 1914. O grande Peñarol deixou Montevidéu para realizar um amistoso em Livramento. Era como se hoje o Boca Juniors visitasse Livramento. O 14 de Julho conseguiu empatar o jogo à custa de muita força e garra, que acabou por surpreender os favoritos uruguaios. O apelido já fora citado, mas ficou famoso em todo o Brasil somente em 1919. Foi quando o 14 de Julho goleou o Inter por 6 a 2 em plena Capital, na Chácara do Eucaliptos. No dia seguinte, os jornais de Porto Alegre, em especial o Diário de Notícias, estamparam nas manchetes a expressão “Leão da Fronteira”. Nasceu daí o distintivo do clube, com a figura de um leão.
O primeiro rubro-negro
A polêmica sobre o primeiro clube rubro-negro do futebol brasileiro dá razão ao 14 de Julho. O Flamengo, do Rio, como time de futebol, surgiu apenas em 1912. Antes, era clube de regatas. Mas o 14 de Julho já utilizava as listras horizontais em vermelho e preto desde a fundação, em 1902. Também foi o “Leão da Fronteira” a primeira equipe brasileira a conquistar um título internacional. Em 1909, convidado a participar da Copa La France, em Rivera, disputou a competição com três equipes do Uruguai e conquistou o título até então inédito para o futebol do Brasil. A outra façanha do 14 de Julho é se tornar o primeiro clube gaúcho a ceder um atleta para a Seleção Brasileira. Em 1920, o ponta-de-lança Cipriano Nunes da Silveira, o Castelhano, foi convocado para disputar o Sul-Americano no Chile. Mais três gaúchos foram convocados para aquela competição, mas atuavam em clubes de outros Estados. Castelhano era natural de Livramento e jogou de 1907 até 1929 no 14 de Julho. Com sotaque de quem morava em Rivera, Silveira ganhou o apelido de Castelhano.

Esporte Clube 14 de Julho
Fundação: 14 de Julho de 1902.
Estádio: João Martins (capacidade para 6 mil pessoas).
Cores: Preto e vermelho.
Presidente: José Castro Filho (o presidente José Carafini está licenciado do cargo).
Vice-presidente de futebol: Carlos Alberto Martins.
Símbolo: Leão.
Treinador: Eurico Acosta.
Principais títulos: Três tricampeonatos de Livramento (1943/44/45; 1958/59/60 e 1964/65/66) e terceira colocação no campeonato gaúcho de 1952.

4 comentários:

  1. sou torcedor do 14 de Julho....moro nos EUA...vamos com garra Leao....

    ResponderExcluir
  2. Tive uma passagem rapida pelo 14 de julho de livramento em 1986 e meados de 1987, gostei do clube, tive um tratamento bom, fis muita amizade na cidade, conheci um dirigente do 14 de julho na epoca, chamava-se Augusto Asconavieta, apaixonado pelo clube, se dedicava muito mesmo, e agora mesmo longe depois de atleta, sou torcedor, força Leão da Fronteira.

    ResponderExcluir
  3. soy sobrino del campeon de 1951,horacio rodriguez.
    me gustaria recibir fotos y documentos donde este la participacion de mi querido tio,,,fmaneco@hotmail.com.mi nombre washington bracei...

    ResponderExcluir