terça-feira, 7 de abril de 2009

C.A. Tricordiano

Em pé: Chico Rico, Moacir Brandão, Camarinha, Edmundo Almeida e Jorge Aida.
Ajoelhados: Ramiro Machado, Frizotti, Agostini e Waldemar Dinamarco.
Sentados: Velho, Batista e Chico Lima
Crédito: http://www.timesdobrasil.hd1.com.br/
Primeiro esquadrão do Atlético de Très Corações em 1913

Nome: Nome: Clube Atlético Tricordiano
Data de Fundação: 13 de setembro de 1913
Endereço: Av. 7 de Setembro, s/n - Três Corações-MG
Cep: 37.410-000
Telefone: (31) 841-1001
Fax: (31) 841-2999
Web site: http://www.atleticotc.com.br/
Mascote: Galo do Sul

Títulos
2 Mineiros da Segunda Divisão: 1986 e 1992
História
Em atividade desde 1913, quando um grupo de apaixonados pelo futebol reuniu-se na casa do Sr. Miguel Ainda e elegeu sua primeira diretoria, tendo como Presidente o Sr. Valério Ludgero de Resende. Inicialmente adotaram a cor vermelha e as iniciais do América do Rio de Janeiro, optando pelo nome de Atlético Futebol Clube. Tempos depois foi proposta uma nova denominação, e por todos aceita. Atlético Clube Três Corações.

A eterna rivalidade esportiva com a vizinha cidade de Varginha é tão antiga quanto o próprio Atlético, pois já na primeira partida, em 20 de janeiro de 1914, houve muita confusão e pancadaria, mas a vitória foi do galo: 2 X 0 .
Em 1927, devido a grandes desavenças entre as diretorias do Atlético e da Associação Esporte Clube, o agente executivo (Prefeito) Cornélio Andrade Pereira foi obrigado a intervir, promovendo a extinção dos dois clubes. Esta decisão duraria até o ano de 1938, quando o médico Dr. Daniel volta do Rio de Janeiro e juntamente com outros companheiros, conseguem reerguer o Atlético. Em 1941, a Liga Esportiva Tricordiana (LET), reunindo jogadores do Atlético, Raul Chaves (Canto do Rio) e Colégio Estadual conquista a Taça Guaraína, a mais importante competição do sul de Minas Gerais. Naquele time jogava Dondinho, pai do maior jogador de futebol de todos os tempos: Pele.

2 comentários:

  1. ...por gentileza, meu nome é Dárcio Alves Braga
    ...no Ano em que o Atlético completou 50 anos
    ...juntamente e com a colaboração do Dunga da
    barbearia e Sr. Benefredo de Souza (ambos em
    memória), fizemos um jornal de 16 paginas impresso
    na grafica veritas, o qual foi vendido na epoca
    por 0,50 centavos, alguns exemplares ficaram
    no museu do pelé...sou de Varginha...mudei de residencia e nesta mudança perdi meu arquivo pessoal. Se alguém possui algum exemplar, favor
    entrar em contato p/ 8805-1048, que serei muito
    grato.

    ResponderExcluir
  2. Jane Dinamarco,filha mais velha de Waldemar Dinamarco junior...acho que o Sr.Waldemar Dinamarco acima sitado pode ser o meu avóq foi casado com RITA Barbosa Dinamarco(tiveram 6 filhos um menino faleceu,ficaram 4 meninas e o caçula q é meu paiW.dinamarco junior...se alguem tem mais fotos dele ou mais detalhes...eu gostaria muito de ter acesso...meu pai ainda é vivo e sempre foi apaixonado por futebol,e acho que está no sangue dos Dinamarcos

    ResponderExcluir