terça-feira, 7 de abril de 2009

S.E. Guaxupé

Crédito: http://desenvolvimento.miltonneves.com.br/

Fundação: Fevereiro de 1952
Endereço: Av D. Floriana 1850
CEP 37800-000 Guaxupé/MG (31) 3551 5208 e Fax:(31) 3696 5000
Estádio : Carlos Costa Monteiro - 6000 -
Uniforme: Camisas verdes, calções brancos e meias brancas
Internet: www.esportiva.hpg.com.br

Pachá
Palimércio Nasser, Pachá, nasceu em São José do Rio Pardo, em 19 de outubro de 1934 e logo cedo se mudou para Guaxupé-MG. Aos 14 anos estreava no time da cidade e jogava também por outras equipes da região. Na década de 60, ficou famoso como o camisa nove da Esportiva Guaxupé.

Foi campeão da Taça São Paulo – Minas no futebol amador. Em seguida teve convites para defender o São Paulo, Palmeiras, Botafogo-RJ dentre outras equipes, mas seu pai, Jamil, dono da Viação Nasser, preferiu que ele continuasse nos negócios da família.

João Avelino, o famoso técnico 71, na Revista “Histórias do Futebol”, escrita por Milton Neves, afirma que Pachá foi o melhor centroavante que viu jogar.

Casado com Maria Ignez de Magalhães Gomes, teve seis filhos. Faleceu em 9 de maio de 1996, em Guaxupé.

Curiosidades
- Em 1959, jogando contra a Paraisense (equipe de São Sebastião do Paraíso), a Esportiva de Guaxupé ganhou por 6 a 0, e Pachá foi o autor de todos os gols.

- Times que enfrentou: Caldense, Rio Pardo (São José do Rio Pardo-SP), Canto do Rio (RJ), Flamengo de Varginha (MG), Rádium de Mococa (SP), Muzambinho, Alfenas, Tapiratiba, Monte Belo, Palmeiras (com Oberdan Cattani no gol), entre outros.

- Como homenagem a Pachá, o ginásio poliesportivo de cidade de Guaxupé (MG) tem o nome do ex-atacante.

- Pachá fez grande dupla de ataque com Richard Petrocelli (ex-Palmeiras - campeão da Taça Rio de 1951 pelo Verdão).

- Ao ser homenageado com o título de cidadão de Guaxupé, em 2002, Milton Neves falou sobre um jogo inesquecíve.

"Disputando a Taça Juscelino Bonelli Maciel (era o tio de Milton Neves), um selecionado das cidades vizinhas foi a Guaxupé enfrentar a Esportiva. O selecionado vencia por 2 a 0 e Pachá, machucado, via tudo da arquibancada. A torcida começou a gritar seu nome e ele entrou no segundo tempo. Fez três gols, virou o jogo e deu o título do torneio para a Esportiva de Guaxupé", lembrou Milton Neves.

- Zezé Accula, que formou famosa dupla de ataque com Pachá, também conta uma passagem sobre o ex-camisa 9.

"A decisão da Taça São Paulo - Minas de 1957, acontecia em Andradas, e Rio Branco e Esportiva empatavam por 1 a 1. Aos 15 minutos do segundo tempo, após pênalti marcado para a Esportiva, começou uma grande briga. O árbitro suspendeu a partida e os decidiu que 30 minutos finais seriam disputados em Mococa. Na continuação da partida, Pachá bateu o pênalti, fez 2 a 1, e deu o título para a Esportiva de Guaxupé", recorda Accula.

2 comentários:

  1. realmente guaxupé tem muita história pra contar... mas em minha opinião a maior de todas é a do time mais antigo da cidade, o esporte clube XV DE NOVEMBRO, fundado em 15/11/1913. esse grandioso time de guaxupé, hoje presidito por vicente de paula alves, foi o time que realizou o primeiro jogo noturno no brasil. onde o time do xv de novembro venceu do time do colégio são jose por 2 a 1. esse acontecimento está registrado num livro muito conceituado da cidade ¨Mémoria de Guaxupé¨. Foi considerado o primeiro jogo iluminado no Brasil, mas não existe registro de nenhum jogo iluminado com data antes deste registro, no mundo. então pode se comemorar que o tradicional time do XV DE NOVEMBRO DE GUAXUPÉ FOI PROTAGONISTA DO PRIMEIRO JOGO NOTURNO DO MUNDO..........
    OBRIGADO
    QUALQUER DÚVIDA PODE ENTRAR EM CONTATO COMIGO.
    FABRÍCIO AUGUSTO ALVES. FILHO DO PRESIDENTE DO ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO,DE GUAXUPÉ SUL DE MINAS GERAIS.....
    fabricioalvesxv@hotmail.com

    ResponderExcluir