terça-feira, 28 de abril de 2009

C.A. Ypiranga

Em pé: Reinaldo, Osvaldo, Homero, Silas, Belmiro, Giancoli e Dema
Agachados: Liminha, Rubens, Bibe e Rubens Minelli
Crédito: www.museudosesportes.com.br

Esquadrão do Ypiranga de 1949 onde vemos o hoje falecido ex técnico Rubens Minelli.

Fundado em 10 de junho de 1906, o Clube Atlético Ypiranga foi um dos mais tradicionais clubes de futebol de São Paulo. Disputou o Campeonato Paulista com brilhantismo até 1959, quando foi rebaixado para a segunda divisão e encerrou suas atividades profissionais nos gramados. Jamais conquistou o título estadual mas foi vice-campeão em 1913, 35 e 36. Ganhou, no entanto, o saudoso Torneio Início em duas ocasiões, 1948 e 1950. É membro fundador da Federação Paulista de Futebol.

O Ypiranga contou em seus quadros com jogadores que marcaram época. O principal deles foi Arthur Friedenreich, artilheiro do Campeonato Paulista em 1914 e 1917 pelo clube. Barbosa, goleiro vice-campeão mundial pelo Brasil em 1950, também passou por lá (no início da década de 1940), assim como Amphilóquio, Grané, Rebolo, Osvaldo Baliza (goleiro), Rubens, Liminha, Bibe, Homero, Dema, Cilas, Nenê e Valdemar Carabina.

Apelidado de Vovô da Colina, o Ypiranga nasceu da idéia de um grupo de funcionários da Casa Lebre de formar um time de futebol. Inicialmente, tinha sede no centro de São Paulo mas, após fundir-se com Nacional, Independência, Silex e América, a mesma foi transferida para o tradicional bairro onde a independência do Brasil foi proclamada.

Atualmente, o clube mantém uma ativa sede social e é freqüentado por muitos sócios do bairro e de várias regiões da capital paulista.

Fonte: http://miltonneves.com.br

Um comentário:

  1. Até onde sei o ex treinador rubens minelli está muito vivo

    ResponderExcluir