terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Botafogo F.C.


Em pé: Wilson Campos, Mário, Miro, Aguillera, Mineiro e Manoel
Agachados: Zé Mário, Sócrates, Osmarzinho, Lorico e João Carlos Motoca
Crédito: http://www.diarioweb.com.br

Base do esquadrão botafoguense, campeão do primeiro turno do Campeonato Paulista de 1977 (chamado Taça Cidade de São Paulo) e que tinha o doutor Sócrates como principal estrela. No ano anterior, Sócrates havia sido artilheiro do Paulistão, com 15 gols, um a mais que Iaúca, do América.

Campeão da Taça Cidade de São Paulo 1977

Os dias que antecederam a final da Taça São Paulo de 1977 foram de grande expectativa. A parte botafoguense de Ribeirão Preto praticamente parou à espera do jogo e só se falava nisso. A guerra de bastidores começou com um fato inusitado, já que os dois times, Botafogo e São Paulo, queriam jogar com seu uniforme número 1, ou seja, camisa branca com faixas horizontais em vermelho e preto. Apesar da decisão ter sido marcada para o estádio do Morumbi, o mando do jogo era da FPF e o Botafogo, por ser considerado o time visitante, venceu esta primeira batalha.
O Botafogo teve desfalques para encarar o São Paulo. O zagueiro Ney e o centro-avante Arlindo, suspensos, deram lugar a Miro e Osmarzinho.

Botafogo jogou com seu uniforme nº 1
Fazia frio naquela noite de quarta-feira, dia 18 de maio de 1977. O Botafogo jogava pelo empate mas, quando o árbitro Oscar Scolfaro apitou o início da partida, o que os quase 60 mil torcedores viram foi um Botafogo que pressionava o São Paulo o tempo todo. Zé Mário chegou a acertar uma bola na trave de Valdir Perez. Aguillera teve que deixar o jogo, contundido.
Terminado o tempo normal, a partida foi para a prorrogação. O Botafogo jogou melhor, segurou o resultado e garantiu a conquista inédita em sua história.

Súmula do jogo
São Paulo 0 x 0 Botafogo
Árbitro: Oscar Scolfaro
São Paulo - Valdir Perez, Antenor, Jaime, Arlindo e Gilberto; Tecão, Teodoro (Murici) e Pedro Rocha (Frazão); Terto, Serginho e Zé Sérgio. Técnico: Rubens Minelli
Botafogo - Aguillera (Leonetti), Wilson Campos, Miro, Manuel e Mineiro; Mário e Lorico; Zé Mário, Sócrates, Osmarzinho (João Carlos Traina) e João Carlos Motoca. Técnico: Jorge Vieira

Fonte: http://www.comefogonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário