segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Leixões S.C.

1976-1977
Em pé: Adriano,Josefá,Guilherme,Benje,Sá,Jacinto.
Agachados: Varela,José Manuel,Frasco,Folha,Bailão.

Crédito: http://equipasfutebol.blogs.sapo.pt/
O Leixões Sport Club é um clube de Matosinhos fundado a 28 de Novembro de 1907.

Apesar de ser um clube com diversas modalidades e com um rico historial, existem três que se destacam das restantes, o Voleibol, a Natação e claro, o Futebol.

O Leixões possui no seu historial futebolístico grandes êxitos, dos quais se destacam uma vitória na Taça de Portugal frente ao Futebol Clube do Porto, várias presenças na Taça UEFA e uma presença na Taça das Taças indo até aos quartos-de-final desta mesma competição.

O Leixões é ainda um clube conhecido pelo seu grande número de adeptos que são ainda muito fervorosos. A média de adeptos por jogo em casa é entre 4 a 8 mil adeptos e fora arrasta sempre entre 2000 e 6000 adeptos, é considerado um dos maiores clubes ao nível do desporto nacional[1]. É importante referir que o Leixões possui ainda uma filial no Luxemburgo com o nome Leixões do Luxemburgo formada por emigrantes do Leixões[2].

O Leixões tem alguns livros dedicados ao clube, tem uma longa metragem ("És a Nossa Fé" de Edgar Pêra) dedicada aos adeptos do Leixões e o clube [3] e esta época, o Leixões tem direito a programas exclusivos na televisão Porto Canal.[4]

São até ao momento a primeira e única equipa da Europa a qualificar-se para a taça UEFA não estando na primeira divisão do seu país. Foi graças a Taça de Portugal, onde acabaria por perder na final contra o Sporting CP, no entanto este já estaria qualificado para a Liga dos Campeões graças a sua classificação na liga

Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário