sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Continguiba E.C.

Crédito: http://blog.cacellain.com.br/

Com o nascimento do COTINGUIBA ESPORTE CLUBE a vida sócio-esportiva sergipana começa a se organizar. Sensível aos anseios da gente sergipana, um valioso grupo de intelectuais e desportistas deu início às demarches para a criação da agremiação. A data oficial de fundação é 10 de outubro de 1909. Na ocasião lá estavam os mais autênticos representantes das famílias Franco, Leite, Rollemberg, Garcez e Vasconcelos. Seus primeiros sócios e dirigentes. Era, pois, um clube elitista. Criado e dirigido pelo ‘high-society”.Nasceu onde ainda hoje vive. Tomou o nome de Cotinguiba em homenagem ao rio que nos separa da Barra dos Coqueiros.Depois o rio mudou de nome nesta região e passou a se chamar Rio Sergipe, de acordo com determinação emanada do Poder Legislativo.
O Almirante da Marinha, Aminthas Jorge, tentou algumas vezes (quando de suas visitas a Aracaju) convencer os dirigentes de Cotinguiba e Sergipe a implantarem o futebol nestes clubes, que eram clubes de remo.
Entretanto, havia forte reação dos “sócios-remadores” e dirigentes tradicionalistas que
julgavam o futebol um esporte “para desocupados” e discriminado pela elite. A sua adoção seria a vulgarização daquelas nobres agremiações esportivas, formadas e sustentadas pela nata da sociedade sergipana. Mas o futebol continuava a mostrar sua enorme força popular e, não demorou muito a se formar um conceito diferente entre os associados daqueles clubes. Era o que esperava o Almirante Aminthas Jorge, para conseguir convencer os novos dirigentes daqueles clubes a adotarem o futebol.
Finalmente, em meados de 1916, em uma reunião conjunta dos dirigentes do Sergipe
e Cotinguiba, com a indispensável presença do Almirante, os presidente Godofredo Menezes (do alvi-azul) e Euclides Porto (do alvi-rubro) assinavam o ato de adoção do futebol naqueles clubes, restringindo porém, somente aos sócios, o praticarem. Era a esperada “largada” para o desenvolvimento efetivo do futebol em Aracaju.
No primeiro campeonato oficial, disputado em 1918, organizado pela Liga Desportiva Sergipana, quatro equipes participaram: Cotinguiba, 41° Batalhão F.C., Sergipe e Industrial. Industrial e Cotinguiba se reforçaram com jogadores vindos da Bahia, entre eles, o centro-avante Conceição, que foi o artilheiro do campeonato daquele ano e dois anos depois, retornou ao futebol da “Boa Terra”. O Cotinguiba foi campeão ao derrotar o Sergipe por 2 x 0 no jogo final.
Na década de 40, o COTINGUIBA encontra seu ponto culminante na administração de CLÓVIS CARDOSO quando, assessorado por ALTANESCHE, homem que modificou o cenário arquitetônico de Aracaju, realizou consideráveis reformas na sua sede, surgindo a feição mediterránea que até hoje possui, apesar da rebeldia de algumas reformas que ali foram realizadas em outras gestões. É cognominado “O PALÁCIO ALVI-AZUL DA AVENIDA AUGUSTO MAYNARD”.
Além de ser conhecido como “O DECANO DA FUNDIÇÃO, é, também, chamado pela imprensa especializada, desde 1976, de “O TUBARÃO DA PRAIA”. Um verdadeiro pioneiro. Foi o primeiro campeão de Remo, Futebol, Voleibol, Basquetebol, Pedestrianismo e Natação. No ocaso da década de 50 surgiu em nossa Capital o Futebol de Salão. O COTINGUIBA, juntamente com a ASSOCIAÇÃO ATLËTICA DE SERGIPE, lutou e conseguiu fundar a FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE SALÃO. Realizado o primeiro campeonato da modalidade, o COTINGUIBA foi, como bom pioneiro, o campeão.
Possui um valioso patrimônio e o seu quadro social é o segundo maior do Estado. A gente cotinguibense guarda com amor e orgulho, nomes como ADOLFO ROLLEMDERG, DINHO MELO, ANTONIO MESQUITA, LUCIANO SOBRAL, BESSINHA, AMANDO FONTES, HERMAN CENTURION, JOSUE CUNHA, ANTONIO FRANCO, EDMO SAMPAIO e outros heróis.Após alguns anos de menos euforia, o COTINGUIBA voltou a brilhar pelas mãos dinâmicas, ágeis e corajosas de CÃSSIO BARRETO e WELLINGTON MANGUEIRA. Alguns destaques: Percy Donald, Conradinho, Alagoano, Zeca das Pamonhas, Zé Grilo, Lúcio Mota, Labodi, Ney Dessa, Raimundo Luiz.


Fonte: http://blog.cacellain.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário