terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Sport Clube Recife

1942

Em pé: Pitota, Furlan, Castanheira. Salvador, Manoelzinho e Zago.
Agachados: Djalma, Ademir, Pirombá, Magri e Walfredo.

Crédito: http://www.museudosesportes.com.br

O ano de 1941 foi de grande festa para a torcida rubro-negra. Afinal, venceram o Campeonato Pernambucano com uma equipe nitidamente superior às demais, tanto é que a base da Seleção Pernambucana era formada por jogadores do Sport: Manuelzinho, Mulatinho, Zago, Pitota, Furlan, Djalma, Ademir, Pirombá e Clóvis.

Tais atletas encontravam-se no Rio de Janeiro, para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções, e com a competição encerrada, o presidente Luiz Oiticica planejava qual seria o futuro do elenco para o restante do ano, salientando-se duas hipóteses: liberação dos jogadores, como fez o Náutico, ou realizar uma excursão pelo centro-sul do país, antigo sonho do presidente rubro-negro. Aproveitando o fato de a maioria dos jogadores já estarem no Rio, Luiz Oiticica transformou seu sonho em realidade, fazendo embarcar do Porto do Recife, em 5-12-41, o restante da delegação. Presidente: Hibernon Wanderley; tesoureiro: José Augusto Nogueira; auxiliar: João Freire; secretário: Antônio Menezes (pai de Ademir); árbitro: Mário Carneiro Pessoa (Palmeira); técnico: Ricardo Díez; jogadores: Navamuel, Bibi, Salvador (cedido pelo Náutico), Magri e Valfredo. O zagueiro Roberto Bruno (Gambetá) desistiu da viagem por encontrar-se em período de provas na Faculdade de Medicina. Chegando a então capital federal, mais três atletas juntaram-se ao plantel, todos do América local: Pedrinho, Pinhegas e Castanheiras.

Aproveitando as influências de José Medicis, sobrinho do presidente, a equipe rubro-negra conseguiu um amistoso contra o Flamengo, que estreava três reforços: Doutor, Peixe e Perácio. Para piorar a situação do Sport, a dupla de zaga titular, Zago e Salvador, estava contundida, cedendo lugar a dois zagueiros reservas do América, Aralton e Linton, emprestados especialmente para aquela partida.

Sob muita chuva, o Sport começou com derrota a sua excursão, ao perder para o Flamengo por 3-1, gols de Rubem (2) e Aralton (contra), para os cariocas, enquanto o argentino Magri descontou para os pernambucanos. Ressalte-se a influência direta da zaga do América, então emprestada ao Sport, no resultado final da partida.

Contatos realizados em Belo Horizonte permitiram ao Leão disputar três amistosos em terras mineiras, justamente contra os grandes clubes da capital: América, Palestra Itália (hoje Cruzeiro) e Atlético Mineiro. Em 18-12-41, o Sport causava espanto ao impor 5-1 ao América, com gols de Magri, Pirombá, Ademir, Pinhegas e Navamuel, para o Sport, enquanto Carlos Alberto marcou o único tento mineiro. Com efeito, a imprensa local tratou de valorizar o próximo compromisso rubro-negro, contra o Palestra Itália, não passando de 0-0, com grande atuação das duas equipes. A prova de fogo do Sport em Belo Horizonte se daria na partida contra o Atlético Mineiro, que em 22 anos, só conhecera uma derrota em seu estádio, e nenhuma para equipes de fora. No dia do nascimento de Jesus, 25 de dezembro, parece o Sport ter sido o iluminado. 4-2 foi o resultado final da partida, favorável aos leões, com gols de Ademir (2), Furlan e Magri. Euclides e Baiano diminuiram para o Galo. A imprensa mineira soube premiar a bravura dos heróis rubro-negros, sendo a manchete do Diário de Minas bastante apropriada para sintetizar o feito: "Entramos em campo como mestres e saímos como discípulos".

De moral elevada, a delegação do Sport rumou a São Paulo visando repetir as boas atuações de Belo Horizonte. Entretanto, um decreto proibia a realização de jogos na capital paulista durante o mês de dezembro. A solução foi jogar em Santos, cidade não atingida pelo tal decreto. Em 30 de dezembro, sob muita chuva, o Sport perdeu para o Santos por 4-3. Para os santistas, marcaram Antoninho, Rui e Carabina (2). Pirombá fez os 3 gols do Sport. O próximo jogo na capital paulista seria contra o Juventus. Antes do início da partida, os paulistas contestaram a indicação do pernambucano Palmeira para a arbitragem, indicando o paulista Jorge de Lima, o Joreca, igualmente refutado pelo Sport. A solução ocorreu de forma casual: o famoso árbitro carioca Mário Vianna assistia a partida e aceitou o convite para apitar. Ao final do primeiro tempo, os rubro-negros já perdiam por 6-1 . Uma reação final conseguiu reduzir a contagem para 8-5. Gols: Pirombá (2), Navamuel (2) e Valfredo, para o Sport. Cavaco (2), Osvaldinho (2), Pasquera (2), Renato e Zico fizeram os gols do Juventus. A maior decepção, entretanto, ocorreu na divisão da renda, cujo total foi de 6 contos e 450 mil réis. 900 mil contos foram destinados ao árbitro e apenas 300 mil contos ao Sport. Hibernon Wanderley não aceitou a humilhação e deixou o dinheiro com os paulistas.

O próximo destino era Curitiba, onde havia partidas marcadas contra o Coritiba, o Britânia e o Savóia. Antes do primeiro jogo contra a equipe "coxa-branca", o técnico Ricardo Díez tirou o goleiro Manuelzinho, uma das figuras mais destacadas da excursão, para dar chance a Ciscador. Ninguém entendeu a mudança. A situação começou a ser compreendida durante a partida, quando o árbitro Palmeira anulou dois gols legítimos do Sport e não marcou impedimento na jogada do gol da vitória do Coritiba. Estes venceram o jogo por 2-1, tudo obedecendo a um acordo firmado entre as diretorias dos dois clubes, para arrecadar mais dinheiro com a realização de mais dois jogos, o próximo com vitória do Sport e a negra realmente definindo quem tinha a melhor equipe. De fato, o Sport ganhou a segunda partida por 4-0, gols de Ademir (2), Magri e Valfredo. Antes da disputa da última partida contra o Coritiba, houve tempo para um amistoso contra o Britânia, equipe já extinta. Durante o intervalo, o exaltado Hibernon Wanderley foi ao vestiário pedir mais empenho dos jogadores, tendo discutido com Ricardo Díez. O técnico abandonou a delegação e foi dormir em outro hotel. Um abaixo-assinado dos jogadores pedindo a volta de Díez ajudou a contornar a situação. Quanto ao jogo, o Sport bateu o Britânia por 1-0, gol de Valfrido. A negra contra o Coritiba confirmou a superioridade rubro-negra, que venceu por 3-1, três gols de Pirombá, descontando Carnieri para os paranaenses. Fechando a temporada curitibana, o Sport não teve dificuldades de golear o Savóia por 5-0, gols de Djalma, Ademir, Pirombá, Magri e Valfredo.

A caminho de Porto Alegre, em 25 de janeiro, a delegação do Sport recebeu um convite para jogar contra um combinado da cidade de Joinville. Nova vitória rubro-negra, por 5-3, gols de Magri (3), Pirombá e Ademir para o Sport.

Já em Porto Alegre, os rubro-negros foram recepcionados pelo prefeito Loureiro da Silva, que garantiu hospedagem e transporte para o Sport. A primeira partida foi contra o Força e Luz, à época o vice-campeão gaúcho. Vitória do Sport por 3-2, com gols de Magri, Pirombá e Djalma, para o Sport; Ezequiel e Tobis, para os "rajados". Contra o Grêmio, fácil vitória pernambucana, por 3-0, gols de Valfredo, Magri e Pirombá. A maior festa foi reservada para a partida contra o Internacional, no estádio dos Eucaliptos, repleto de torcedores colorados. O pontapé inicial foi dado pelo prefeito Loureiro da Silva, no jogo que marcava a despedida de Osvaldo Brandão, recém-contratado pelo Palestra Itália, de São Paulo. O Sport abriu logo dois gols de vantagem, com Ademir e Djalma. Carlitos diminuiu para o Inter ainda no primeiro tempo. Houve briga entre os torcedores gaúchos e o árbitro Palmeira, sobrando para o rubro-negro Furlan, que levou um golpe com um cabo de sombrinha. O segundo tempo teve domínio do Inter, que empatou a partida numa cobrança de falta de Brandão, dando cifras finais ao jogo. A baixa foi o goleiro reserva Ciscador, contratado pelo Inter.

Os bons resultados da excursão repercutiram amplamente no Rio de Janeiro, local dos próximos amistosos do Sport. Se no amistoso contra o Flamengo, o primeiro disputado, não houve muita cobertura da imprensa, desta vez eram reservados grandes elogios à equipe rubro-negra. Ao mesmo tempo, surgiram vários boatos de transferências envolvendo os jogadores do Sport: Ademir no Vasco, Magri no América, Manuelzinho no Botafogo e Pirombá no Flamengo. Para agradar os dirigentes do Sport, o Vasco cedeu suas instalações para hospedar a delegação rubro-negra, com direito a café-da-manhã gratuito. O amistoso contra o Vasco foi talvez a mais espetacular partida disputada durante toda a excursão. Os cruzmaltinos impuseram uma vantagem de 3-0, gols de Viladônica (2) e Nino. O Sport, porém, não se abateu e reverteu o placar, vencendo por 5-4, com 3 gols de Ademir, um de Pirombá e outro de Valfredo. O gol restante do Vasco foi marcado por Nino. A última partida foi disputada contra o Flamengo, e o Sport devolveu a primeira derrota pelo mesmo placar: 3-1, com 3 gols de Pirombá. O Sport teve o desfalque de Ademir, já contratado pelo Vasco. Em seu lugar, entrou o argentino Beressi, que fez ótima partida. Ao final do jogo, o técnico Flávio Costa, do Flamengo, conversou com o atacante Pirombá, assegurando sua contratação. Ao final da campanha, foram 17 jogos, com 11 vitórias, 2 empates e 4 derrotas; 53 gols marcados e 33 sofridos. O artilheiro foi Pirombá, com 16 gols, seguido por Magri, com 12, e Ademir, com 10.

Fonte: http://www.torcidagangdailha.hpgvip.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário