terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

C.R. Vasco da Gama

Em pé: Augusto, Barbosa, Rafagnelli, Danilo, Jorge e Eli
Agachados: Djalma, Maneca, Friaça, Lelé e Chico

Crédito: http://voudekombi.blogspot.com/

Esquadrão do Clube de Regatas Vasco da Gama que sagrou-se campeão invicto do Sul-Americano de Clubes Campeões em 1948 no Chile

O inesquecível Expresso da Vitória conquistou o primeiro título internacional de um clube brasileiro e, de quebra, assegurou o primeiro caneco do futebol nacional no exterior. Em 1997, a Conmebol reconheceu o título, considerando o Vasco campeão sul-americano. O time foi ao Chile por ter conquistado o Carioca de forma invicta em 1947. O Colo Colo, além de campeão chileno do ano anterior, era o anfitrião. River Plate e Nacional detinham títulos argentino e uruguaio, respectivamente. Emelec(EQU), Litoral(BOL) e Municipal(PER) eram os outros participantes. Depois de estrear com vitória de 2 a 1 sobre o Litoral, o Vasco enfrentou o Nacional. Os uruguaios não seguraram o Expresso da Vitória, que aplicou inapeláveis 4 a 1. Jogadores que cravaram seus nomes na história do Clube da Colina e do futebol brasileiro, como Ademir de Menezes e Friaça, deixaram suas marcas na goleada. Na seqüência, foi a vez de o Municipal sentir a força do Expresso.
A goleada de 4 a 0, com dois gols de Friaça, foi a terceira vitória em três jogos. A partida seguinte, contra os equatorianos do Emelec, terminou com vitória vascaína por 1 a 0. O excelente início de competição permitiu ao Vasco chegar bem posicionado na tabela às duas partidas finais, contra Colo Colo e River Plate. Contra os chilenos, empate em 1 a 1. Finalmente, em 14 de março de 1948, uma nova igualdade, em 0 a 0 com os argentinos, bastou para a conquista do campeonato. Na classificação final, o Vasco somou dez pontos, um a mais do que o River Plate e dois à frente do Nacional. Luiz Mendes, comentarista da Rádio Globo e enviado da emissora ao Chile para cobrir o campeonato, deu a medida da importância da conquista vascaína: “O futebol brasileiro não havia, até 1948, conquistado um título internacional fora de casa.
O Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões foi sem dúvida um grande feito do grande Clube de Regatas Vasco da Gama”, disse o comentarista da palavra fácil. O Vasco faturou a Taça com um timaço de dar inveja nos mais fortes adversários: Barbosa, Augusto e Wilson(Raffaneli); Eli, Danilo Alvim e Jorge; Djalma, Maneca(Lelé), Friaça(Dimas), Ismael(Ademir) e Chico.

Jogos do Vasco
14/02/1948: Vasco 2x1 Litoral(Bolívia)
18/02/1948: Vasco 4x1 Nacional(Uruguai)
25/02/1948: Vasco 4x0 Municipal(Peru)
28/02/1948: Vasco 1x0 Emelec(Equador)
06/03/1948: Vasco 1x1 Colo Colo(Chile)
14/03/1948: Vasco 0x0 River Plate(Argentina)

Um comentário:

  1. Jorge, obrigado pelo apoio! A idéia é escrever sobre desde a Holanda de 74, o Vasco de 48 até o Real Madrid de 2002, por exemplo. Ainda não divulguei, mas farei amanhã. Pretendo escrever 1 artigo por dia.

    Obrigado novamente!

    Abraços!

    ResponderExcluir