domingo, 28 de dezembro de 2008

C.R. Vasco da Gama

Crédito: netvasco.com.br/mauroprais/vasco/jogoes7.html

Selevascão, campeã do Brasil
Vasco 1x0 São Paulo (Campeonato Brasileiro 1989)

Uma festa inesquecivel. Quinze anos depois de conquistar pela primeira vez o titulo de campeao brasileiro, o Vasco repetiu a facanha de forma dramatica no Morumbi, na tarde do dia 16 de dezembro de 1989, um sabado. So' que desta vez, ao contrario da decisao de 74, o Vasco era apontado como favorito.
A vitoria por 1 a 0 sobre o Sao Paulo, confirmando o seu favoritismo na decisao do Campeonato Brasileiro de 1989, foi bem ao estilo do time: com tecnica, garra e uma incrivel aplicacao tatica que superou todos os obstaculos durante a competicao e fez a alegria da sua torcida. Sempre confiante, invadiu o Morumbi e comemorou o titulo cantando o hino do clube

Nao ficou duvida. Era mesmo uma selecao. Que outro clube teve a ousadia de contratar tantos craques? Gente como o espetacular Bebeto, autor de gols memoraveis; o classico zagueiro equatoriano Quinonez; o incansavel lateral Luiz Carlos; e o experimentado Tita, que deu a consistencia necessaria ao meio-campo - essa gente se juntou a nomes respeitaveis. Como ao frio goleiro Acacio, ao cada vez mais brilhante Mazinho, ao talentoso Bismarck e ao oportunista Sorato. O tecnico Nelsinho foi entrosando as novas contratacoes aos demais durante a competicao, para surgir o que a torcida pedia: um time cheio de solucoes para qualquer problema e, por vezes, brilhante. Ao longo da competicao, o Vasco usou varias escalacoes, com os reservas sempre a altura dos titulares. E o resultado do investimento so' podia ser este mesmo: Sele-Vasco com mais um trofeu no armario.

Verdade que perdeu para Palmeiras e Flamengo e empatou alguns jogos em casa - foram oito vitorias, oito empates e duas derrotas antes da final. Mas o importante foi ir acumulando pontos. Time de melhor campanha de todo o campeonato, o Vasco, vencedor do Grupo B, foi para a decisao com o Sao Paulo, vencedor do grupo A, com um ponto de vantagem. O Sao Paulo precisava nao perder a primeira partida para forcar um segundo jogo na quarta-feira seguinte. O regulamento dava ao Vasco, ainda, o direito de indicar o local da primeira partida, e os dirigentes se decidiram pelo Morumbi, deixando a segunda partida, se necessaria, para o Maracana.

Diante de um publico de 71.552 pagantes, o Vasco entrou em campo de camisa preta, calções pretos e meias brancas, formando com Acacio; Luiz Carlos Winck, Marco Aurelio, Quinonez e Mazinho; Ze' do Carmo, Marco Antonio Boiadeiro, Bismarck e William; Sorato e Bebeto. O São Paulo, do tecnico Carlos Alberto Silva, jogou de branco, com Gilmar; Neto, Adilson, Ricardo Rocha e Nelsinho; Flavio, Rai' e Bobo^; Mario Tilico, Nei e Edivaldo. O arbitro foi Wilson Carlos dos Santos, auxiliado por Joao Batista Byron e Daniel Fernandes.

Para ganhar a partida do Morumbi e o titulo, o Vasco explorou a vantagem proporcionada pelo regulamento. O goleiro Acacio, com tres defesas importantes em momentos decisivos da partida, foi o principal destaque. Mas o oportunismo de Sorato, autor do gol de cabeca aos 5 minutos do segundo tempo; o talento de Mazinho, que alem de nao deixar jogar a Mario Tilico, o mais perigoso atacante do Sao Paulo, ainda conseguiu espacos para ajudar seus companheiros no ataque; a velocidade de raciocinio e o toque de bola de Bebeto, cuja simples presenca manteve os zagueiros adversarios atrás apos o gol do Vasco; a garra de Marco Aurelio, que mesmo cometendo algumas falhas foi mais um a colocar o coracao na ponta das chuteiras; e a aplicacao de todo o time, foram fundamentais para a conquista.

O nervosismo dos jogadores do Sao Paulo foi um adversario a mais para o time. Flavio, Raí e Bobô, jogadores habilidosos, erraram muitos passes e cometeram faltas que, normalmente, so' sao feitas por quem nao tem tecnica. O individualismo de Edivaldo, que correu por todo o campo, mas tentando sempre resolver o jogo sozinho, foi outro ponto negativo. Com Mario Tilico muito bem marcado por Mazinho, restou ao time contar com as jogadas de Nei, mas este esbarrou sempre no goleiro Acacio, em grande dia. Na defesa, com excecao de Ricardo Rocha, que ficou cansado de tanto reclamar dos companheiros, ninguem esteve bem. Os laterais Neto e Nelsinho, alem de abusarem da violencia, nao foram eficientes no apoio. E o zagueiro Adilson falhou no gol de Sorato, ao deixar o atacante do Vasco livre para cabecear.

O Vasco iniciou a partida empregando uma estrategia inteligente armada pelo tecnico Nelsinho, que se despedia da direcao do time para trabalhar na Comissao Tecnica da selecao brasileira. Seu time tratou de sair para o ataque e bloquear as jogadas no meio de campo com a utilizacao de quatro jogadores - Ze' do Carmo, Boiadeiro, Bismarck e William -, mantendo Bebeto aberto pela ponta direita e Sorato caindo pelo setor esquerdo. Com isso passou a ter o dominio do jogo, enquanto os jogadores do Sao Paulo apelavam para as faltas.

Aos 7 minutos, Mazinho lancou livre William, que deixou Bismarck livre dentro da area. Ele se atrapalhou na hora de chutar e perdeu a oportunidade. O dominio do Vasco durou ate' os 20 minutos, quando o time inexplicavelmente recuou. Foi a vez de o meio de campo do time paulista, com Rai' e Bobo^, comecar a criar jogadas explorando os lancamentos para Mario Tilico, pelo lado direito, e Edivaldo, pelo esquerdo. Mas o time falhava nas conclusoes.

A melhor chance do Sao Paulo neste periodo foi aos 29 minutos, quando Nei, em jogada individual, driblou tres jogadores, entrou na area e chutou rasteiro para Acacio defender. Aos 34 foi Bobô, que driblou Marco Aurelio, chutou, Acacio defendeu e soltou e o mesmo Bobô completou de bicicleta para fora. O primeiro tempo acabou com o Sao Paulo pressionando e o Vasco fechado em sua defesa, resistindo com bravura.

O jogo ficou dramatico no segundo tempo. Logo aos cinco minutos, em jogada de raro talento, Ze' do Carmo tocou para Boiadeiro, que viu Luiz Carlos Winck solto na ponta direita. O passe saiu preciso, o lateral avancou e cruzou com perfeicao. A bola passou por Bebeto e foi parar na cabeca de Sorato, que completou no canto direito de Gilmar. Apos o gol, o Vasco recuou para explorar os contra-ataques e o Sao Paulo partiu com disposicao para o ataque. Mas seu time nao contava com "Sao Acacio". Aos 26 minutos, Neto cobrou falta pela direita e Nei cabeceou dentro da area com forca. Acacio espalmou, a bola bateu na trave esquerda e saiu. Aos 35, foi a vez de Mario Tilico chutar e o goleiro defender bem. Aos 39, nova defesa a corner em cabecada de Nei.

A tarde era mesmo do Vasco, que desperdicou um contra-ataque precioso com Bismarck solto dentro da area. O final foi emocionante. O arbitro Wilson Carlos dos Santos deu tres minutos e meio de desconto ate' segurar a bola.

Com o trofeu de campeao brasileiro passando pelas maos de todos os jogadores, a comecar pelas do capitao Ze' do Carmo, o time do Vasco deu a volta olimpica no gramado do Morumbi em meio a uma grande festa. Por diversas vezes o grupo teve que parar para posar para fotografias e para agradecer os aplausos dos torcedores, inclusive os do Sao Paulo, que reconheceram o merito da conquista pelo time carioca.

A emocao tomou conta dos milhares de torcedores que viajaram ate' Sao Paulo para incentivar o time e tambem dos jogadores. Um dos mais festejados era Sorato, que entrou para a historia do clube por marcar o gol do titulo. Por coincidencia, vestindo a camisa 7, mesmo numero da utilizada pelo falecido Jorginho Carvoeiro quando marcou o tento da vitoria por 2 a 1 na final de 74 contra o Cruzeiro. Somente o palco da festa era diferente: em 74, o Vasco foi campeao no Maracana; em 89, no Morumbi. Em vibracao, nada mudou. E os gritos de "casaca" ecoaram no estadio do adversario. Vasco campeão, com a torcida saindo em festa pelas ruas de Sao Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário