domingo, 28 de dezembro de 2008

E.C. Siderúrgica


Em pé: Djair, Edson, Chiquito, Zé Luiz, Dawson e Geraldino.
Agachados: Ernani, Silvestre, Paulista, Noventa, Tião.
Crédito: http://www.campeoesdofutebol.com.br/

O treinador da equipe neste campeonato foi Iustrich.

A História

O Esporte Clube Siderúrgica, organizado para ser um Clube de Recreação Esportiva, foi fundado em 31 de maio de 1930, pelos funcionários da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira. A Companhia Siderúrgica Belgo Mineira foi, sem dúvida nenhuma, fiel patrocinadora do Clube, empenhando-se para o aprimoramento dos diversos departamentos do Clube, principalmente seu quadro de atletas profissionais. Contribuindo materialmente e financeiramente, possibilitou aos atletas satisfação, alegria e aprimoramento técnico e físico.

No decorrer do seu alto patrocínio, conseguiu dar ao Esporte Clube Siderúrgica, o primeiro título de sua história. Foi em 1932, quando sagrou-se Campeão Mineiro da 2ª divisão de futebol pela Liga Mineira de Desportos Terrestres, aderindo ao profissionalismo em 1933. Manteve o departamento de tênis, que teve sua criação em 1940, que contou com grandes atletas e honrou liderança nos certames estaduais. Manteve os departamentos de basquetebol e voleibol, que floresceu no ano de 1947, sagrando-se campeão do torneio extra da FMF. Manteve o departamento de futebol de salão, sagrando-se campeão estadual em 1960 e 1962

Mas em 1967, com a revolução industrial no país, viu-se a empresa obrigada a cessar o patrocínio do departamento de futebol profissional, preferindo manter apenas os departamentos de amadores do Clube, pondo fim a 34 anos de fidelidade e deixando o Esporte Clube Siderúrgica em dificuldades e sem condições de prosseguir sozinho.

A história do Esporte Clube Siderúrgica não se resume simplesmente aos fatos do esporte. Houve e há nas atividades da Agremiação, uma finalidade maior que é a de competir para alcançar o triunfo, já que os seus dirigentes reconhecem não ser o êxito numérico das lutas o único resultado capaz de traduzir valor de um concorrente. Uma escola diferente, de ideal o mais puro, educa as gerações esportistas do clube, na qual jamais houve ambiente para interesses outros, senão os da legítima esportividade.

Títulos

Campeonato Mineiro: 1937, 1964
Torneio Início: 1942,1951,1956,1965

Fonte: http://www.sabaranet.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário