quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Central S.C.

Em pé: Lula, Bodinho, Afonsinho,Caboclinho, Louro, Júlio Diniz
Agachados: Zé Martins, Diniz, Gilvan, Biton, Caladino

Esquadrão do Central de Caruaru em 1948

Central Sport Clube

• O CENTRAL está sediado na cidade de Caruaru-PE e vem disputando o Campeonato Pernambucano de Futebol desde 1961, quando se filiou a Federação Pernambucana de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol. Durante essa trajetória, o clube Patativa sempre teve destaque e foi o fiel da balança no certame, onde lidera o futebol no interior do Estado.

• Durante a sua existência no amadorismo, participando dos campeonatos amadores da Liga Desportiva Caruaruense, sempre foi um vencedor, sendo campeão em 42, 43, 44, 45, 48, 51, 52, 53, 54 e 58; representando a cidade condignamente. Em 1961, levado pelo então presidente da LDC, o banqueiro Gercino Tabosa, volta ao futebol estadual, pois, em 1937, teve uma passagem meteórica na Federação.

• No profissionalismo, participando dos certames da FPE, tem tido excelente presença, sendo, no momento, a principal equipe do interior, enfrentando as cidades do Cabo, Vitória, Garanhuns, Timbaúba, Goiana, Petrolina, Itacuruba e Nossa Senhora do Ó, que também fazem parte dos certames promovidos pela Federação Pernambucana.

• Disputa os campeonatos Pernambucanos e Brasileiro e a Copa Pernambuco de Clubes Profissionais. É considerado a 4a. força esportiva do Estado. No Campeonato Nacional, chegou a ser 4o. colocado, em 1995. Em 1979, quando participou do Brasileiro da 1a. divisão, enfrentou: Flamengo, Vasco da Gama, Atlético Mineiro, Grêmio, Fluminense, etc.

• Mas seu grande feito foi em 1986, na Copa Brasil, enfrentando os principais clubes do País, derrotou o Flamengo por 2x1, no Estádio Luiz José de Lacerda, hoje o Lacerdão, com tentos de autoria do atleta Ronaldo.

• No futebol pernambucano, além dos honrosos 3o. e 4o. lugares, foi campeão da segunda divisão em 1999, voltando a ocupar o seu lugar de destaque na Primeira Divisão Estadual, levantando o astral de toda a torcida alvi-negra. Em 2000, além do Estadual, o CENTRAL disputou a Copa João Havelange, Grupo Verde/Branco, com relativo sucesso. Em 2001, ocupa a 4a. posição no futebol estadual. O Central foi campeão da 2a. divisão nacional em 1986 juntamente com o Treze/Pb - Internacional/SP e Criciúma/SC.

• Em 2001, o Central Sport Club sagrou-se Campeão da Copa Pernambuco, sendo esse, o 2o. título profissional de sua história. Em 2002, o CENTRAl conseguiu o seu 3o. título com profissional, sagrando-se Campeão da Copa Jarbas Vasconcelos.

• Em 2004, a equipe do CENTRAL SPORT CLUB, não foi feliz e terminou rebaixada para a Segunda Divisão, no campeonato de 2005. O time não teve sorte na escolha dos seus atletas. Alguns, bastante conhecidos voltaram ao clube, mas infelizmente não reeditaram a fase passada. A equipe de Juniores, com direção de Borges Carvalho, obteve o 4o. lugar, cabendo ao atleta JOÃO NETO a artilharia, com 11 tentos.

• As suas equipes de base(Juvenil e Juniores) são verdadeiros celeiros de atletas, oriundos da cidade e cidades vizinhas. No ano de 1983 ganhou o título de Campeão das Modalidades, patrocinadas pela Federação. Mantém uma escolinha de futuros talentos, com mais de 200 crianças inscritas. EM 2001, os JUNIORES foram campeões da LDC, 2a. Divisão. EM 2002, a equipe Juvenil foi campeã invicta da Copa Esperança-sub 17.

• O seu estádio, denominado de Luiz José de Lacerda - O LACERDÃO, em homenagem ao seu grande e dedicado baluarte, Presidente de Honra com todos os méritos, foi construído em linhas arquitetônicas modernas e até futurísticas, comporta 25.000 expectadores e é o palco dos grandes espetáculos futebolísticos e sociais. É considerado o melhor estádio de futebol do Interior Nordestino.

• É proprietário, também, do Centro de Treinamento - CT, localizado às margens da BR 104, ao lado do Autódromo AIRTON SENNA, numa área de 6 hectares, que está em construção.

• Alguns atletas que se destacaram no cenário esportivo nacional, pelo Central Sport Club: MIRANDINHA, jogou no Corinthians; VADINHO, que jogou ao lado do Rei Pelé, pelo Santos; JUSCÉLIO, que mantém o Prêmio Belford Duarte; ZEZINHO DE TUTU(Em Memória), um patrimônio do Clube; AXÉ, hoje no futebol português; DUDINHA, goleiro que defendeu o Palmeiras, SELMIR, no figueirense e EVERALDO no futebol alemão.

• O seu Pavilhão Alvi-Negro sempre tremulou altaneiramente e as suas cores(preto e branco) são respeitas quando adentram os estádios, envergadas pelos nossos briosos atletas. A Patativa é o símbolo do clube e está sempre voando alto.

• O CENTRAL SPORT CLUB foi fundando em 1919 por um grupo de jovens idealistas, tendo como o seu Primeiro Presidente, o sr. José Faustino Vila Nova, renomado comerciante. Atualmente, a Patativa do Agreste, símbolo adotado pelos centralinos, tem como presidente o sr. CÍCERO MOREIRA DA SILVA, até o final do mandato em dezembro de 2005, substituindo a Luiz Rodrigues que renunciou, deixando o clube em dificuldades. A Partir de 2004, assumiu como diretor Executivo e Financeiro, o sr. Ronaldo Ferreira de Lima, que vem lutando ardorosamente pelo soerguimento desta agremiação.


Texto por Hélio Vasconcelos

2 comentários: