quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

S.E. Gama


Em pé:Dias, Gildo, Chaguinho, Leandro e Teco.Agachados: Niltinho, Ezio, Anderson, Paulo Henrique, Pacheco e Carlinhos.

Esquadráo do Gama campeão brasiliense de 1994.

História Foi fundado por um grupo de desportistas que costumava matar o tempo discutindo futebol no Boteco do Zé, no Setor Central do Gama. Sem muito o que fazer aos domingos, eles percorriam os campos de peladas da cidade, entre eles o da Associação Atlética Vila Maria, onde existe o Shopping do Gama.
Num domingo desses, um dos integrantes do grupo teve a idéia de criar um clube de futebol profissional que representasse a cidade no Campeonato Brasiliense. Sugestão aceita. No dia 15 de novembro de 1975 foi lavrada a ata de fundação da Sociedade Esportiva do Gama. A sede provisória ficou sendo o próprio CDS - Centro de Desenvolvimento Social.Seu primeiro presidente foi Hermínio Ferreira Neves eleito por unanimidade de votos. Na assembléia foram escolhidas também as cores oficiais, verde e branca, e o escudo, simbolizando duas mãos segurando uma bola. O Gama começou a disputar o campeonato de profissional em 1976. Faltava dinheiro até para comprar uniforme e bola. A salvação eram as vaquinhas entre os diretores.
A situação era de penúria, até que em 1979 Osvando Lima assumiu e montou um grande time, onde despontavam Hélio, Carlão, Fantato, Manoel Ferreira, Péricles, Odair, entre outros. Este time, montado por Almir Vieira, era sustentado com o dinheiro da promoção Gamão Milionário. Resultado: Gama campeão de 1979.
A década de 80 também foi muito difícil. Com o fracasso da promoção Gamão Milionário, as gestões de apenas dois anos não eram completadas porque vários presidentes desistiram diante das dificuldades. Foi uma década negra, com o clube correndo o risco até de se dissolver.
Época de ouroA década de 90 iniciou-se com a conquista do seu segundo título, prenúncio de grandes conquistas, principalmente a partir de 1994, quando o clube ganhou 5 campeonatos brasilienses - só perdeu o de 96 para o Guará - e o Campeonato Brasileiro da Série "B" em 1998, que lhe deu o direito de integrar a Série "A" em 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário