sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Coritiba F.C.



Em pé: Mazaropi, Duílio, Gardel, Almir, Serginho e Gilson Baiano
Agachados: Norival, Bráulio, Marciano, Borjão e Santos



Esquadrão do coxa bi-campeão paranaense em 1979 onde figuravam grandes jogadores como o goleiro Mazaropi com passagem marcante pelo Vasco da Gama, O zagueiro Duílio e garoto de ouro Bráulio com história no Internacional de Porto Alegre e no América do Rio de Janeiro.

Mazaropi

Geraldo de Matos Filho, o Mazaropi, nasceu no dia 27 de janeiro de 1953, em Além Paraíba (MG). Ele foi campeão por todos os times que defendeu. Só isto já seria suficiente para falar que Mazarópi é um grande vencedor na carreira. Mas, além disso, ele tem no currículo passagens por grandes equipes do futebol brasileira e chegou a atuar uma vez pela seleção nacional. Ao encerrar a carreira, trabalhou durante dez anos como treinador de goleiros no Japão. Atualmente é técnico. Assumiu recentemente o Vilhena Esporte Clube (VEC) de Rondônia.

Mazaropi começou a carreira de jogador nas categorias de base do Vasco da Gama. Como reserva do time cruz-maltino, Mazaropi foi campeão brasileiro de 1974.Três anos depois, em 1977, voltaria a comemorar um título pelo time de São Januário: o Campeonato Carioca. Mesmo assim, tinha dificuldades para se firmar como titular e com a chegada do badalado Emerson Leão, em 1979, acabou sendo emprestado para o Coritiba.Um ano no time paranaense foi suficiente para Mazaropi comprovar a fama de vencedor. O goleiro ajudou o Coxa a conquistar o estadual de 1979 e retornou ao Vasco da Gama, onde ficou de 80 a 83, sendo campeão carioca em 1982

.Em 1983, ele foi emprestado para o Grêmio. O ano foi do Tricolor gaúcho, que conquistou a Taça Libertadores da América e também o Mundial Interclubes. Aliás, na final do Mundial, entre Grêmio e Hamburgo (Alemanha), Mazarópi significou segurança para o time gaúcho.Como o passe pertencia ao Vasco da Gama, Mazarópi deixou o Grêmio e voltou ao time de São Januário. Em 1984, o goleiro foi defender, também por empréstimo, o Náutico. A passagem pelo futebol pernambucano foi curta e vitoriosa. Mazaropi foi campeão pernambucano pelo Timbu, que tinha como um dos destaques o meia Baiano.Voltou ao Grêmio em 1985 e cativou definitivamente a torcida tricolor com as conquistas dos gaúchos de 1985, 1986, 1987, 1988, 1989 e 1990 e da primeira edição da Copa do Brasil, em 1989, de maneira invicta. Encerrou a carreira de jogador e virou treinador de goleiros.

Um comentário:

  1. Pouca gente sabe, mas o jogador Borjão, da foto acima, é irmão do famoso Paulo César Carpegiani.

    ResponderExcluir