quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

E.C. Cruzeiro


Em pé: Valdão, Laerte Terceiro, Dioli, Danton, Laerte Segundo e Leo
Agachados: Rubens Hoffmeister, Nardo, Orcelli, Casquinha e Jarico
Esquadrão do Cruzeiro Esporte Clube de Porto Alegre em foto de 1952.

Orcelli
José Nunes Orcelli, ou simplesmente Orcelli, nasceu em Pedro Osório-RS no dia 21 de dezembro de 1930.
Foi um atacante rápido e de chute forte que iniciou a carreira no Ideal de Santa Maria-RS, onde atuou ao lado de Oreco, que viria a fazer sucesso no Corinthians.
Defendeu depois Internacional de Santa Maria-RS, Cruzeiro de Porto Alegre (pelo qual foi um dos principais artilheiros do campeonato gaúcho de 1952), Renner (fez parte do inesquecível time campeão gaúcho de 1954 que contava, entre outros, com Valdir de Morais e Ênio Andrade) e Nacional de Porto Alegre, onde encerrou a carreira em 1958 aos 28 anos.
Tornou-se, então, funcionário público de carreira. Em 1967 foi transferido para Jaguarão-RS, passando a exercer um cargo na secretaria estadual de Saúde. Na cidade gaúcha foi vereador e presidente municipal do PDT.
Também trabalhou como cronista esportivo no jornal “A Folha”, de Jaguarão, por 25 anos. É autor do livro “Os 103 anos do futebol Jaguarense”. Atualmente reside em Jaguarão e está aposentado. Viúvo, é pai de uma filha e avô de dois netos.

Rubens Hoffmeister
Ex-atacante do Cruzeiro de Porto Alegre, Rubens Freire Hoffmeister faleceu em dezembro de 2001 em Porto Alegre. Foi vítima de uma embolia pulmonar aos 68 anos. Seu corpo está sepultado no Cemitério João 23, na capital gaúcha.

Rubens ficou muito conhecido após assumir a Federação Gaúcha de Futebol, a qual presidiu por muitos anos. Também foi presidente do Cruzeiro e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol. Profissionalmente após encerrar a carreira trabalhou com revenda de combustíveis. Também comandou o sindicato das Agências Lotéricas do Rio Grande do Sul.

Hoffmeister participou de um grande momento da história cruzeirense. A excursão à Europa em 1953, uma das primeiras de uma equipe de fora do eixo Rio-São Paulo por gramados do velho continente. O time gaúcho chegou até a empatar sem gols com o Real Madrid. Voltou ao Brasil com um retrospecto muito bom: sete vitórias, cinco empates e três derrotas em 15 jogos.

Por Marcelo Rozenberg

Data: 08 novembro de 1953
Amistoso em Madrid
REAL MADRID 0 x 0 CRUZEIRO EC (BRA)
Arbitro: Marrón
Real Madrid: J.González; Becerril, Campa, Alonso II, Montalvo,
Zárraga, Britos (Joseíto 70´), Olsen, Di Stéfano,
Joseíto (Rodríguez 45´), Gento.
Cruzeiro EC: Lapaz; Xisto, Waltao; Laerte, Bermúdes, Gonçálves;
Hofmeister (Tezeuve), Ferraz (Rudimar), Huguinho, Nardo, Jarico (Ruy).

Fontes:
http://desenvolvimento.miltonneves.com.br
http://www.leyendablanca.galeon.com/ (Súmula)

Nenhum comentário:

Postar um comentário