terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Uberlândia E.C.


Em pé: Jorginho (comissão técnica), Moacir, Zé Mário, Zecão, Joel, Luiz Cosme, Carlos Alberto e Wilmar (comissão técnica)
Agachados: Marco Túlio (comissão técnica), Gil, Chiquinho, Maurinho, Wisner e Vivinho

Crédito: http://www.sosumulas.blogspot.com/
Fundação: 01 de Novembro de 1922
Endereço : Rua Cruzeiro dos Peixotos 449
CEP 38400-608 - Uberlândia/MG - Tel. (34) 3235-3602
Estádio : Juca Ribeiro (capacidade para 15 mil pessoas) e João Havelange (Parque do Sabiá) ( capacidade para 55000 pessoas)
Uniforme: Camisa verde, calção branco e meias verde
Títulos : Campeão da Segunda Divisão (Módulo II) 1999, Campeão da Segunda Divisão Mineira 1963, Campeão Brasileiro da Segunda Divisão (Taça CBF) 1984 e Campeão Mineiro do Interior 1970 e 1987 e da Taça Minas Gerais 2003


História

Na década de 20, Uberlândia ainda era São Pedro de Uberabinha e vivia sob o comando de dois grupos político-sociais que se rivalizavam em tudo. Devido às freqüentes brigas nos campos de futebol, eles haviam decidido que, em cada partida, haveria um revezamento de suas bandas de música, muito comuns na época.


Certa data, durante um clássico no campo da Associação Esportiva Uberabinha, os grupos se desentenderam. O Partido Republicano Municipal - "Cocão" -, dono do campo, queria que a sua banda tocasse, mas como a vez era dos "Coiós" - Partido Republicano Mineiro -, o desentendimento foi generalizado.

Indignados, os membros do partido dos "Coiós" decidiram fundar um novo clube. Liderados por Agenor Bino e Gil Alves dos Santos eles se reuniram na Vila Operária em 1922, para fundar o Uberabinha Sport Club, com as cores verde e branca. Gil Alves, poderoso empresário e político cedeu o terreno onde hoje está construído o estádio Juca Ribeiro. Com o intuito de apaziguar o clima de guerra, o partido dos "Coiós" resolveu convidar para ser o primeiro presidente, o Sr. Tito Teixeira, que apesar de pertencer ao grupo rival, era pessoa alheia as paixões políticas. Desta forma, foi fundado oficialmente no dia 1º de Novembro de 1922, o Uberabinha Sport Clube, que anos depois mudaria seu nome juntamente com a cidade para Uberlândia E.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário