quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A.E. Velo Clube Rioclarense


Em pé: Celinho, Cícero, Zé Roberto, Cley, Hercílio e Valdir Triple
Agachados: Maurílio, Edison Só, Ditão, Rando e Canhoto

Crédito: http://www.diarioweb.com.br

Esquadrão do Velo Clube de 1984
História
Fundado em 28 de Agosto de 1910, por Venâncio Baptista Chaves, Miguel Ângelo Brandoleze, Miguel Ferrari e Amadeu Rocco, no propósito de criar um clube que promovesse o ciclismo. Esta modalidade perdurou por uma década. Grandes azes do pedal da época, como: Alberto Lassem Filho (Nessal), Venâncio Baptista Chaves ( Vebacha) e outros tantos. Em 1920, o clube foi reorganizado e um movimento encabeçado por Felício Castellano e Aldino Tebaldi, introduziram a prática do Futebol. A partir daí, o clube passou a acumular triunfos. Com cinco anos de atividade conquistou seu primeiro título de Campeão do Interior, para em 1926, ser vice - campeão do estado de São Paulo, pela APEA, Associação Paulista de Esportes Atléticos. Em 1948, ingressa no profissionalismo da FPF. Neste mesmo ano, pela "Melhor de 3", contra o Rio Claro FC em disputa da "Taça A Favorita", o rubro-verde, leva a melhor e conquista esta taça, com estes resultados 2 x 1, 1 x 1, e 2 x 2.
Foi ainda neste ano que aconteceu o primeiro Derbi estando o Velo Clube no profissionalismo. Este jogo aconteceu no campo do Velo no antigo Estádio do Bairro da Saúde e com grande público para ver a vitória Velista contra o Timaço que tinha o nosso rival Galo Azul, por 2 X 1.Gols marcados por Freitas (contra) e Dinho para o Velo Clube e cobrando penalidade máxima, faltando 2 minutos para terminar o jogo, Gradim descontou para o Rio Claro FC.Em 1953, a FPF determina que somente clubes de cidades com mais de 50.000 habitantes, poderiam disputar a segunda divisão. Só em 1968 que o Velo Clube sagra-se campeão da primeira divisão. Logo em seguida à conquista do título, o Velo licencia-se para a construção de seu novo estádio. As obras iniciaram-se em 22 de Junho de 1969, com a cooperação da comunidade e foi inaugurado em 7 de Setembro de 1972, com o jogo Velo Clube 1 X 4 SE Palmeiras. No mesmo ano o Velo fica Campeão da séria "Belfort Duarte". A maior gloria para os torcedores Velista, sem dúvida nenhuma foi ter ascendido a primeira divisão do futebol paulista no ano de 1978, só não permaneceu na Divisão Especial, por falta de tempo hábil a se estruturar e também de uma goleada histórica em cima do seu maior rival o Rio Claro FC, mais conhecido como "AGUINHA" em 1983. O placar final foi de humilhar o rival, foi 11 X 2 para o Velo Clube. O Velo Clube tem estádio próprio, o Benito Agnelo Castelano " Benitão ", endereço Rua 3, avs 21 e 19 - Bairro Copacabana - Rio Claro-SP, porém devido as enormes dívidas contraídas pelo clube na década de 90 e no começo dos anos 2000 o estádio foi declarado Municipal, como odo nosso rival que é um estádio Municipal.

Títulos

Campeonato Paulista do Interior: 1925.
Vice-Campeonato Paulista A2: 1978.
Vice-Campeonato Paulista A3: 2 vezes (1954 e 1991).
Vice-Campeonato Paulista Segunda Divisão B2: 1996.

Fonte: Wikipedia

19 comentários:

  1. Acredito que este time deve ser de anos anteriores, talvez de 1974, pois quando o Velo subiu para a 1ª divisão era outro time.

    Eduardo 1966

    ResponderExcluir
  2. para mim o velo é o clube mais importante da segunda divisão de todos os tempos.todo mundo lembra do velo com carinho.acredito que o lugar onde o velo deveria estar é na primeira divisão.infelismente a falta de apoio da cidade e o amadorismo nos últimos 20 anos seus dirigentes coloquem o velo num lugar onde difiçilmente vai sair.segundona.para um time que já teve a maior torcida do interior se são paulo,chega dar vergonha de ver a situação do clube hoje am dia.infelismente.FORÇA VELO CLUBE,você é muito maior do que isso.(ADEMILSON SBRISSA)

    ResponderExcluir
  3. Esse Time do Velo é da decada de 70

    ResponderExcluir
  4. Velo


    Esquadrão da Rua 3 time com maior e mais fanatica torcida do interior paulista que saudade das tardes de domingo com meu pai e meu avo TE AMO VELÃO

    ResponderExcluir
  5. timinho do caralho. puta cidadizinha filha da puta....

    ResponderExcluir
  6. AMO O VELÃO. ACOMPANHO O VELO DESDE CRIANÇA E QUANTAS TARDES DE DOMINGO VIBRAMOS COM AS BELAS VITÓRIAS NOS TIMES DA SEGUNDONA COMO O ALIANÇA, STO ANDRÉ, BARRETOS, ESPORTIVA GUARATINGUETÁ, GINÁSIIO PINHALENSE,ETC, ETC.....
    ONTEM FOI MARAVILHOSO. 3X1 NO LEÃO..... VELÃO RUMO A A3.
    FELICIDADES

    JEFERSON PINTO FALOU....

    ResponderExcluir
  7. O cara escreve palavrões e se esconde no anônimo.Por que o machão não dá as caras.bacaca do kct.Pessoas que perdem tempo para ofender de graça é covardia.(PUTA CARINHA FILHA DA PUTA)

    ResponderExcluir
  8. Esse carinha tem tanta raíva do Velão, pq o timinho dele deve ter só levado de goleada....
    E é covarde pois se esconde no anonimato.
    Vai colher laranja, seu verme...

    ResponderExcluir
  9. O DURO QUE EU ACABEI QUEIMANDO MINHA LINGUA.O VELÃO SE RECUPEROU NOS ÚLTIMOS 2 ANOS.QUE LEGAL...RUMO A PRIMEIRA DIVISÃO VELÃO.

    ResponderExcluir
  10. Rio Claro FC - 3 Paulistão - Velo 1
    Rio Claro FC - 4 Copa SP de Fut. Jr.- Velo 1
    Rio Claro FC - 1 Camp.Bras.série C - Velo -0
    Rio Claro FC - campeão série B-1 - Velo - nada
    Rio Claro FC - Municipal - uso prioritário
    Velo - orgulho do estádio - virou municipal
    Levou as maiores goleadas do futebol paulista
    15x1 da Ferroviária e 9x1 do CA Guaçuano
    Rio Claro FC fundado em 1910, Velo 1920 futebol
    A maior virtude de sua torcida: arrogância.

    ResponderExcluir
  11. 10 TIMES ENTRE BRASILEIROS E ESTRANGEIROS COM OS NOMES MAIS FEIOS DO FUTEBOL
    1-Fulham -ING - qdo. perde a torcida fica fulo
    2-Mazembe- Congo-Afr. Serviu p/eliminar a Inter
    3-Tolima - Colombia - Tambem o Corinthians
    4-Radium - genérico de explosivo - 4a. div.SP
    5-Velo - esse está mais para no-velo de lã
    6-Olé Brasil - Nem o Brasil dá mais olé
    7-1a.Camisa - atletas que já vestiram 10 camisas
    8-Salgueiro -PE - muito salgado p/o campeonato
    9-BOA -Fundado por algum ET de Varginha
    10-ASA de Arapiraca - Favor bater asas e voar

    ResponderExcluir
  12. O RIO CLARO FC FOI FUNDADO EM 1909 E NÃO EM 1910 COMO POSTARAM ACIMA. ESSE TAL DE VELO, ISSO NÃO É NOME DE TIME DE FUTEBOL CONTA VANTAGEM QUE DEU GOLEADA, MAS ESCONDE AS QUE LEVOU:
    1921-Rio Claro FC 8x0 Velo Club-Inaug.Benitão
    1943-Rio Claro FC 7x0 Velo Club-jogo oficial
    1954-Taubaté 9x2 Velo Clube-2a.div.Paulista
    1955-Ferroviária 15x1 Velo Club-2a.div.Paulista
    2010-Taboão da Serra 4x0 Velo Club -3a.divisão
    2011-Paulista 4x0 Velo Club - Copa Paulista

    ResponderExcluir
  13. Velo 11x2 no aguinha, sempre pequeno, sempre atrás do Velão.

    ResponderExcluir
  14. O Rio Claro sempre foi passa fome. O velão tem dez vitórias a mais, mais torcida. Na primeira 80% era torcida do Velo.

    ResponderExcluir
  15. aLÉM dos 15x1 que o VELO o conhecido Cambuquira levou da Ferroviária a maior goleada jamis vista em outros times em 1988 levou 9x1 do Guaçuano, Em 1954 apanhou de 9x2 do taubaté. time tocado pela prefeitura e um empresário que não deixa trocar o técnico senão falou que vai embora. time de aluguel.

    ResponderExcluir
  16. Rio Claro Fc??? Vive correndo atrás do Velão. A cada 10 torcedores em Rio Claro, 7 torcem para o Velo Clube. Chega dar dó!!

    ResponderExcluir
  17. Rio Claro Fc correndo atrás de Velão? Se torcida ganhase jogo a China sempre seria CAMPEÃ MUNDIAL E OS GAMBÁS campeão da Libertadores todos ano. PESQUISA DE 2007 aponta o Azulão como tendo mais torcida.a mais recente deu cambuquira. Somando as duas pesquisas ainda dá galo azul.Comparando os títulos de cada um postado acima no amadorismo Rio Claro FC 9x3 do cambuquira. CAMBUQUIRA Sempre atrás, para sempre.em tudo, Ganha na metidagem, só.

    ResponderExcluir
  18. ...E nóis gambas fomos campeões invictos da liberta...Chupa anonimo aguinha!!!

    ResponderExcluir
  19. O zagueiro hercilio mora em rio claro era um craque, conheci muito joguei com ele ele ainda e vivo eu era fã do futebol dele.

    ResponderExcluir