segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

G.E. Brasil

1961
Em pé: Osvaldo Barbosa, Catarina, Caçapava, Candiota, Canário e Gióvio
Agachados: Edi, Toquinho, Betinho, Birinha e Pintinho.
http://www.brasildepelotas.com/

Birinha
No nosso futebol, ao longo dos tempos, quando a meia cancha era formada por apenas dois elementos, tivemos muitas duplas que marcaram época, pela qualidade de seus integrantes ou pelo tempo que jogaram juntos. A dupla Caçapava e Birinha por anos brilharam com a camisa Xavante, sendo considerados por muitos a melhor meia cancha do futebol gaúcho. Do Xavante, nem se fala, pois é quase unanimidade. Birinha, cujo nome completo é Ubirajara Machado Ferreira é natural de Passo Fundo, onde nasceu em julho de 1941. Iniciou suas atividades esportivas no Brasil em 1958, permanecendo no estádio Bento Freitas até 1966.

Uma das formações rubronegras nesse período foi Geóvio, Adilson, João Pontes, Joceli e Bahia; Caçapava, Birinha, Edi, Fonseca, Oli e João Borges. Em 1967 transferiu-se para o Juventude, onde permaneceu até 1970. Nesse mesmo ano Birinha treinou no Corinthians, Flamengo e Cruzeiro-POA, após isso atuou por pouco tempo no Metropol, de Criciúma. Ainda no mesmo ano retornou para o futebol da Cidade Princesa para defender o Farroupilha.

Dois anos após retornou para o Bento Freitas, para encerrar sua carreira como atleta de futebol. A equipe da Baixada jogava com Geóvio, Jair Viana, Adilson, Valnil e Celso; Cacau, João Francisco e Aldir. Birinha considera que Paulo de Souza Lobo, o saudoso Galego, o melhor técnico que o dirigiu. Os melhores meias que viu atuar foram João Severiano e Tupanzinho e o centro adversário que melhor lhe marcou foi Cléo. O seu gol inesquecível foi marcado na partida Inter 1x2 Brasil. Foi a primeira vitória Xavante no Beira-Rio. Quando garoto o seu ídolo nos gramados foi Negrito. Hoje Birinha reside em Cascavel, interior do Paraná.

Um comentário: