sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

América F.C. (RJ)

Em pé: Mareco, Beto, Tereso, Rogério, Alex, Álvaro, Geraldo, Ivo e Orlando Lelé
Agachados: Flecha, Bráulio, Renato, Mauro, Luizinho Lemos, Edu Coimbra e Gílson Nunes
Crédito: http://desenvolvimento.miltonneves.com.br/
Neste esquadrão americano campeão da Taça Guanabara de 1974, uma das mais fortes equipes de sua história, temos grandes jogadores vitoriosos pelo Brasil afora.
O zagueiro Alex, o maio zagueiro da história do América que durante anos honrou a camiseta vermelha; Orlando Lelé e Geraldo foram para o Vasco da Gama e ajudaram sua equipe a tomar só 5 gols em todo o campeonato carioca de 1977 onde foram campeões; Flecha teve uma boa passagem pelo Grêmio de onde veio do seu rival o habilidoso meio campo Bráulio; Luizinho Lemos, irmão de Cesar Maluco, atacante do Palmeiras foi o maior artilheiro do América e teve uma brilhante participação pelo Flamengo. Gilson Nunes, campeão carioca de 1964 pelo Fluminense e de 1970 pelo Vasco da Gama sob o comando de Tim.

Edu Coimbra
Eduardo Antunes Coimbra, o Edu, não pode ser reconhecido na história por ser um dos irmãos de Zico, o maior ídolo do Flamengo em todos os tempos. Meia habilidoso, Edu foi um dos grandes jogadores do futebol brasileiro nos anos 60 e 70.
Ele começou a carreira no América, clube em que jogou profissionalmente entre 1966 e 1974. Pelo time alvi-rubro, ele marcou 212 gols, mas não conquistou nenhum título.
"O Edu queria me levar para o América, mas apareceu o Flamengo e achei melhor jogar no meu time de coração", conta Zico.
Depois do América, Edu passou rapidamente pelo Vasco da Gama, em 1975, e foi defender o Bahia, no mesmo ano. Aliás, o único título como jogador conquistado por Edu foi vestindo a camisa do Tricolor da Boa Terra: o estadual de 75.
Em 1976, ele foi contratado pelo Flamengo, mas esteve distante de ser o mesmo jogador brilhante dos tempos do América. Também jogou no Colorado (PR), no Joinville (SC), no Brasília (DF) e no Campo Grande (RJ), seu último clube.
Edu encerrou a carreira de jogador em 1981 e começou a de treinador. Chegou a dirigir grandes equipes do futebol brasileira, entre elas o Vasco da Gama. Também foi auxiliar-técnico de seu irmão Zico na Seleção Japonesa.

5 comentários:

  1. O AMÉRICA QUE SÓ NOS DAVA ALEGRIAS. ESPERAMOS VOLTAR A TER ESSA ALEGRIA DE VOLTA.

    ResponderExcluir
  2. Edu também dirigiu a Seleção Brasileira principal,em 1984.

    ResponderExcluir
  3. Aos 60 anos continuo hoje amanhã e sempre com muito orgulho torcedor do AMERICA RJ.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de ver o América de volta à elite do futebol nacional.Perdi as contas de quantas vezes o clube foi prejudicado pelas arbitragens do mesmo mas não entendo mesmo o que ou quem levou o América à situação em que se encontra hoje.De quem é a culpa,afinal?quando o querido América voltará ao lugar de honra no nosso futebol?

    ResponderExcluir