sábado, 27 de dezembro de 2008

E.C. Metropol


Em pé: Pedrinho, Nenm, Edson Madureira, Gibi, Amilton e Rubens
Agachados: Calita, Madureira, Edésio, Milton e Volnei.
1964
Crédito: http://portalpanorama.com/2008/07/11/saindo-do-bau/

ESPORTE CLUBE METROPOL

Fundado em 15/Novembro/1945
Endereço.: Pc Dr Nereu Ramos, 114, Criciuma/SC
Estádio: João Estêvão de Souza - cap.: 20.000
Fundado com o objetivo de abafar uma greve de mineiros e aproximar empregados e patrões através do esporte, o Metropol foi, na década de 60, o time mais vitorioso da cidade e do Estado. Com o patrocínio da Carbonífera Metropolitana (*), do mais bem sucedido empresário da época, o senhor Dite Freitas, o Metropol manteve a hegemonia do futebol catarinense durante toda a década e conseguiu importantes títulos para a cidade e para o estado de Santa Catarina.
A cidade de Criciúma aparecia nos jornais graças ao futebol, e a cidade era feliz por isso. Até um padre agradecia nos sermões de domingo pela benção chamada "Esporte Clube Metropol".
Apesar de encontrar-se fechado para o futebol profissional, atuando apenas no futebol amador da região da grande Criciúma, na Liga Amadora da Região Mineira (LARM), o clube METROPOL é considerado até hoje por muitos especialistas, jornalistas e torcedores o maior clube de futebol do estado de Santa Catarina, em vista das suas conquistas nos anos 60 e a excursão realizada pela Europa em 1962, um fato raro para a época em clubes fora do eixo Rio-São Paulo.
Não são raras manifestações de amor a este clube e de lembretes de sua grandiosidade naqueles tempos, principalmente por jornalistas esportivos mais antigos, como Roberto Alves e outros.
Foi o primeiro clube catarinense a se destacar como "o clube de Santa Catarina", ja que pessoas de todas as partes do estado torciam para o verdão do bairro metropolitana. O Departamento de futebol profissional foi desativado em 1969, após a conquista do campeonato catarinense daquele ano.
A polêmica de 1968Um episódio marcante da história do Metropol foi a forma como o clube foi desclassificado da extinta Taça Brasil. Em 1968, o Metropol enfrentou o Botafogo no Maracanã, pelas quartas-de-final, e perdeu por 6x1. O segundo jogo foi em Florianópolis no Estádio Adolfo Konder, pois o Estádio Euvaldo Lod em Criciúma não tinha condições de abrigar esta partida. Neste jogo, a vitória foi do Metropol por 1x0. Com isso teria de haver um terceiro jogo no Rio de Janeiro. O time viajou para fazer a terceira partida na Guanabara, mas chovia muito e, a partida que estava empatada por um gol foi suspensa aos 10 minutos do segundo tempo. A CBD mandou o Metropol pra casa e avisaria o dia do próximo jogo (ou continuação da partida), e avisaram, só que na véspera do jogo, não tendo como o Metropol comparecer (não daria tempo). O Botafogo ficou com a vaga e disputou a semifinal com o Cruzeiro passando a final e vencendo o Fortaleza, ficando com o título.
Títulos
Taça Brasil (Sul): 1968 Campeonato Catarinense: 1960, 1961, 1962, 1967 e 1969 Torneio da LARM (*): 1960, 1961 e 1963 Torneio Inicio da LARM 1962 e 1963
Outras Conquistas
Taça Santa Bárbara (SC): 1962 Torneio Cinquentenário do Juventude (RS): 1963 Torneio 50 Anos Fund. Distrito Forquilhinha: 1962

7 comentários:

  1. assisti alguns jogos do metropol, fiquei fã: LEMBRO DA SEQUINTE ESCALAÇÃO: RUBENS OU (DORNI), PILOTO, PAULO SOUZA, GIBI E TENENTE, NADIR E NAIR, LEOCADIO, MADUREIRA, EDEZIO E GALEGO.

    ResponderExcluir
  2. Sou carioca tenho 48 anos , e aos 6 anos já acompanhava futebol pelo rádio ,me lembro do jogo contra o Botafogo, outro dia perguntei a amigos mais antigos se eles se lembravam do time do Metropol,ninguem se lembrava ,então eu pensei ,será que eu sonhei com isso quando era criança, afinal já fazem 42 anos , mas graças a internet descobri que o lendário Metropol existiu mesmo ,parabens a esse blog . Viva a Internet.

    ResponderExcluir
  3. aprendí a amar o futebol vendo os treinos e jogos do metropol.
    Penso que a marca esporte clube metropol é extremamente vendável ainda hoje. Será que nenhum rivaldo ou juninho da vida se habilitam a investir numa volta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tera um time em Guarulhos (SP) que homenageara o EC Metropol, com o nome, escudo e camisas identicas, sera um clube empresa

      Excluir
  4. Carlos Roberto Bertoncini19 de setembro de 2011 às 22:30

    Nos 10 anos de ouro do saudoso Metropol, tive a felicidade de morar bem próximo ao estádio.Acompanhei toda a trajetória gloriosa. Quando me lembro, dá uma saudade imensa.Era minha adolescência. Colecionava álbum de figurinhas de jogadores de futebol.Conheci pessoalmente alguns jogadores que moravam no próprio bairro, tais como: Zezinho, Flázio, Tenente, Sabiá, Walter, Pedrinho e Zezo. Realmente é uma pena que não surja alguém a investir nessa marca vitoriosa. Como havia rivalidade grande entre Metropol e Comerciário (Criciúma), há muitos torcedores que não admitem torcer pelo Criciúma (único representante da cidade), na esperança de que um dia volte a brilhar, o ESPORTE CLUBE METROPOL.

    ResponderExcluir
  5. Sou de Criciuma, meu pai tem a carteira de sócio do metropol, uma verdadeira reliquea.

    Fabio Mota

    ResponderExcluir
  6. sem dúvida o melhor de time do estado de todos os tempo.

    ResponderExcluir