terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Seleção Brasileira


Em pé: Vicente Feola (técnico), Djalma Santos, Zito,Belini, Nilton Santos, Orlando e Gilmar
Agachados:Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagalo e Paulo Amaral (Prep. Físico)

Crédito: http://adalbertoday.blogspot.com

Considerada por muitos críticos como a melhor equipe de futebol de todos os tempos, a Seleção Brasileira que conquistou a Copa do Mundo de 1958 chamava a atenção por ter os jogadores mais talentosos da época. Porém, para alguns dos que puderam acompanhar o Mundial da Suécia, a diferença estava em dois jogadores que começaram entre os reservas: Pelé e Garrincha.

Partida Final
A final foi disputada no Estádio Rassunda entre Brasil e Suécia em frente a um público de quase 50.000. O Brasil perde o sorteio e joga de azul, ambos os times tinham o uniforme nº 1 em amarelo. "Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida" disse o dirigente da delegação brasileira Paulo Machado de Carvalho. Nem o gol sueco que inaugurou o placar abalou a equipe. Didi, o príncipe etíope, certamemte uma das peças mais importantes do time brasileiro, pegou a bola e foi calmamente andando com ela debaixo dos braços até o meio de campo, mostrando a tranquilidade e a certeza na vitória.
Resultado: uma partida excepcional que mesmo com a derrota por 5 a 2 em casa, a torcida sueca aplaudiu de pé os campeões do mundo. Pelé, Vavá, Zito, Mazzolla, Garrincha, Didi, Gilmar, Zagallo entre outros. Assim o Brasil sagrava-se pela primeira vez campeão mundial de futebol.
- Os gols foram marcados 2 por Vava, 2 por Pelé e 1 de Zagalo.
Depois o Brasil seria ainda campeão mundial mais quatro vezes: 1962-1970-1994-2002
Sumula da Final
BRASIL 5 X 2 SUÉCIA
Data: 29/6/1958
Copa do Mundo de 1958
Local: Raasunda Stadion / Estocolmo
Árbitro: Maurice Guigue (FRA).
Público: 51.800Gols: Liedholm 4, Vavá 9 e 32/1º; Pelé 10, Zagallo 23, Simonsson 35, Pelé 45/2º
BRASIL: Gilmar; Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo / Técnico: Vicente Feola.
SUÉCIA: Karl Svensson; Bergmark, Axbom; Börjesson; Gustavsson, Parling; Hamrin, Gren, Simonsson, Liedholm, Skoglund / Técnico: George Raynor.

3 comentários:

  1. Jorge Henriques
    Queremos agradecer pela citação de nosso Blog no seu excelente trabalho. Para nós é motivo de muito orgulho e assim também podermos sempre nos aprimorar e a cada dia resgatar com mais responsabilidade nosso trabalho em Blumenau.
    Muito obrigado e sucesso em seu trabalho.
    Adalberto Day de Blumenau cientista social e pesquisador

    ResponderExcluir
  2. Amigo Adalberto Day
    É prioridade minha sempre citar as fontes de consulta para postagens e dar os devidos créditos a quem realmente é o responável pela matéria.
    Já conhecia o seu blog pelas pesquisas que faço e gostei muito dele e sempre dou uma olhadinha.
    A seu dispor no que for possível.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir