quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

River A.C.

Em pé: Caxambu, Zuca ( massagista ), Giri, Gereba, Zé Artur, Zequinha, Ivanildo e o treinador Julio Batista
Agachados, Valdeck, Loloca, Pedroca, Vilmar e Tassu.

Esta é, segundo os especialistas, uma dos melhores esquadrão do River Atlético Clube de Teresina dos anos 50/60

História
O dia 1º de março de 1946 é considerado pelo River é como a oficial de fundação do clube. Um grupo de estudantes do "Ginásio Leão XIII", à época dirigido pelo professor Antilhon Ribeiro Soares, se reuniu, para tratar da fundação de uma sociedade desportiva que tomaria o nome de River Atlético Clube.

Todavia, o projeto não foi posto em prática, haja vista que não ocorreu a sua legalização nos órgãos desportivos competentes, como também não existe registro de qualquer atividade nos anos de 1946 e 1947. O primeiro registro histórico data de 15 de fevereiro de 1948. Nesse dia foi disputado o primeiro jogo foi disputado do River contra o Amarantino. O primeiro gol do River foi marcado, nesse jogo, por Antônio Freire (Freirinho). O jogo foi realizado na cidade de Amarante-PI e o River ganhou por 4x3. Quase um mês depois, em 12 de março de 1948, houve a chamada 'reogarnização' do clube, liderada por Afrânio Messias Alves Nunes (Presidente mais vitorioso do River - 11 títulos). Em 15 de março de 1948, o River já havia sido admitido na Federação Piauiense de Desportos. No mesmo ano, disputou o campeonato da temporada, do qual sagrou-se campeão. Em 1967 o River Atlético Clube inaugura sua sede própria no Bairro dos Noivos, áre a nobre da Capital Piauiense. Afrânio Nunes, mais uma vez, foi o mentor do projeto da sede.

Crédito: www.diariodefloriano.blogspot.com

5 comentários:

  1. sou ex atleta do river,nos anos de 1986/87.junto com Deusdeth,vidal,Durval,Valter Piaui,Valter Maranhão,Robert,Arnaldo,Flexa,Paulinho e o Fantástico,Sima(ão)Teles Barcelar,Comandado por Alberindo de Paula o seu BERO.aquele sim um time fantástico.

    ResponderExcluir
  2. oliveirapiaui@ig.com.br18 de abril de 2011 às 15:37

    oliveirapiaui@ig.com.br

    Na minha opinião o melhor time que o RIVER já teve foi o timaço campeão piauiense de 1973 que desbancou o todo poderoso Tiradentes. Formação: DÉ, BRUNO, NELSON, OZÍRES E LUIZINHO, GÉRSON ANDREOTTI,PAULO CHÔCO E DEVIVALDO, BOTELHO, CÉSAR E BATISTINHA. Esta escalação sei de có e salteado.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. E o melhor meio de campo? Lógico, Ventura e Vilmar

    ResponderExcluir
  4. Uma das melhores formações do River Atlético Clube que vi jogar foi:
    (Goleiro) Caixambú,
    (Zagueiros) Gereba e Astolfo;
    (Intermediária) Ventura Murilão e Quincas (Chevrolet)
    (Linha) Valdeck, Loloca, Pedroca Vilmar e Tassu (O Canhão do Poty)

    Quero Lembrar de três das melhores duplas de Meio de Campo que jogaram em clubes do Piauí e que jamais foram superadas como: Nonato Leite e Pila (Piauí Esporte Clube):
    Ventura e Vilmar ou Giri e Vilmar (River Atlético Clube)

    Outros jogadores famosos que jogaram no River do meu conhecimento:

    Batistinha, Derivaldo, Fortaleza, Giri,
    Mariola, Murilinho, Né, Paula da Banana,
    Zé Artur, dentre outros grande que não lembro.

    Lembrar Também dos grandes Diretores e/ou Presidentes de Clubes do Piauí como: Antilhon Ribeiro, Afrânio Nunes, Reinaldo Ferreira, (Flamengp) Salomão (Bela Aurora) Pedro Rocha (Autolância) Belchior Barros, (Fluminense), Bibio (Auto Esporte).

    ResponderExcluir