quarta-feira, 11 de março de 2009

A.A. Anapolina

Crédito: http://arubraexata.vilabol.uol.com.br/

Esquadrão do Anapolina que conquistou o tetracampeonato da cidade. Com uma equipe não muito acreditada, a Rubra ganha o campeonato, vencendo o Anápolis, na final, por 2 X 1.

Cronologia
11 de Março de 1949. O Bangu A. C. do Rio de Janeiro joga na cidade, e vence a Rubra por 4 X 2. Os destaques da partida foram Domingos da Guia pelo Bangu e Zezé, pela Anapolina. Ficha Técnica: 11/03/1949 BANGU 4 x 2 ANAPOLINA (GO). Bangu: Princesa, Domingos da Guia e Nogueira; Madeira, Irani e Sula; Amaral, Moacir (De Paula), Cardoso, Menezes e Newton. Gols: Ginú (Anapolina), Cardoso, Moacir, Moacir, Zezé (Anapolina) e De Paula. A Anapolina vence, invicta, o primeiro campeonato da cidade, e repetiu esse feito por quatro anos seguidos, 1949, 1950, 1951 e 1952.

1950- A. A. Anapolina 5 X 1 Operário (atual Anápolis F.C.). Antes da partida, a Rubra distribuiu pelo estádio, folhinhas contendo o dia, a lua e o resultado da partida! A rivalidade já era imensa...

1951- Em 10 de junho, é disputado o primeiro clássico entre Anapolina e Anápolis F. C., e a Rubra venceu por 2 x 1, com gols de Júlio e Zeca Puglisi.

1952- A Anapolina conquista o tetracampeonato da cidade. Com uma equipe não muito acreditada, a Rubra ganha o campeonato, vencendo o Anápolis, na final, por 2 X 1. Nasce o Ipiranga Atlético Clube, o "Gigante do Jundiaí". O primeiro jogo de uniforme foi doado pela Associação Atlética Anapolina. Os "ipiranguistas" também criaram uma rivalidade ferrenha com o Anápolis Futebol Clube, que durou até a desativação do departamento de futebol profissional do clube, na década de 70. Por outro lado, sempre existiu uma grande cordialidade com a Anapolina, e os antigos torcedores do Ipiranga torcem hoje pela Rubra.

Estádio Jonas Duarte
CAPACIDADE TOTAL: 15.000 LUGARES. Sua construção foi iniciada em 1964, e o estádio foi inaugurado em 10 de abril de 1965, com apenas um lance de arquibancadas cobertas. O primeiro jogo foi entre o São Paulo e uma seleção de Anápolis. O tricolor paulista venceu por 4 x 1, sendo o primeiro gol do estádio anotado pelo jogador Rodarte, do São Paulo. Posteriormente, foram construídas as arquibancadas descobertas, além de um anel unindo as duas arquibancadas opostas. Na reforma efetuada, foi construída também uma geral, que elevava a capacidade do estádio para 20.000 lugares. Recentemente, por questões de segurança, a geral foi interditada, e diversas melhorias foram introduzidas no estádio visando aumentar a segurança do público, reduzindo a capacidade total para 15.000 lugares.

Existem muitas divergências na avaliação da real capacidade do estádio. De acordo com o último laudo do Corpo de Bombeiros, a capacidade total seria de 17.170 lugares, porém a Federação Goiana só autoriza a emissão de, no máximo, 9.000 ingressos por jogo. As arquibancadas cobertas hoje são ocupadas pelas cadeiras.

Um comentário:

  1. Quer saber mais do futebol do Estado do Rio de Janeiro, divisões inferiores, visite www.futebolemanha.blogspot.com.
    abraço

    ResponderExcluir