domingo, 29 de março de 2009

Botafogo F.C.

Em pé: Ferreira, Pascoalim, Mineiro, Paulão, Manoel Paulada e Júlio Amaral.
Agachados: Geraldão, Maritaca, Elvécio,Cunha e Nenê.
Crédito: http://desenvolvimento.miltonneves.com.br/QFL/Conteudo.aspx?ID=60585

Um dos mais famosos esquadrões formado pelo Botafogo de Ribeirão Preto.
Este é de 1973 e temos jogadores que deixaram o seu nome na história do clube. O lateral direito
Ferreira jogou no Vasco da Gama por 3 anos e foi campeão carioca de 1970, Pascoalim destacou-se no São Paulo, Geraldão foi para o Corinthians onde foi campeão paulista de 1977. Também temos Júlio Amaral com passagens por vários clubes e vem a ser pai do atacante Leandro Amaral, formado na Portuguesa de Desportos e recentemente vinculado ao Fluminense.

Ferreira
Benedito Bejamin Ferreira, o Ferreira, ex-lateral-direito do Comercial de Ribeirão Preto-SP, Vasco da Gama e Botafogo de Ribeirão Preto-SP.

Em 1966 Ferreira jogou tanto que foi contratado pelo Vasco da Gama numa transação milionária, à época. O Vasco deu pelo passe de Ferreira uma bela soma em dinheiro e mais o volante Maranhão, o mesmo Maranhão que abriu o marcador no célebre jogo Corinthians 0x3 Vasco, no Pacaembu, em 1966, na estréia de Garrincha no Timão. Os outros dois gols foram de Célio Taveira Filho.

Ferreira participou de um episódio inesquecível da história do futebol brasileiro. Ele jogou no "célebre" Botafogo de Ribeirão Preto que levou de 11 a 0 do Santos (oito gols de Pelé) na Vila Belmiro em jogo válido pelo 2º turno do Campeonato Paulista de 1964, um sábado à tarde.

Por incrível que pareça, o arqueiro do Botafogo (na época, Machado) foi escolhido naquele jogo o melhor em campo, por ter evitado uns 25 gols do Santos. Se ele não tivesse fechado o gol na ocasião, o Santos teria ganho de 36 a 0, e Pelé teria marcado uns 15 gols. E quando este jogo estava 0 a 0, você sabia que o lateral Carlucci chutou uma bola na trave de Gilmar? E que no primeiro turno do Paulistão de 64 esse mesmo Botafogo que levou de 11 havia ganho do Santos por 2 a 0 em Ribeirão? Só que no primeiro turno Pelé não jogou. Rossi vestiu a camisa 10. Ai, no returno, veio a tremenda vingança do Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário