sexta-feira, 13 de março de 2009

S.C. Internacional

Em pé: Assis, Nena, Avila, Ivo, Abigail e Alfeu
Agachados: Vilalba,Tesourinha,Adãozinho,Rui e Xinxin
Crédito: http://www.futepedia.com/
Um dos melhores esquadrões do Internacional este da década de 40. Passou a ser conhecido como Rôlo Compressor em que esmagava todos os seus dversários e foi Hexacampeão Gaúcho (1940, 41, 42, 43, 44 e 45)

História
O princípio do "Clube do Povo"
Data de fundação do clube: 04 de abril de 1909.

Quando os irmãos Henrique Poppe "Leão" e José Thomaz Poppe, acompanhados do primo Luis Madeira Poppe chegaram a Porto Alegre, em 1908, vindos de São Paulo, foi fácil abrir uma loja de roupas e logo começar a ganhar dinheiro. A capital gaúcha se modernizava e progredia rapidamente. Desde o fim do século XIX, possuía fábricas de máquinas,tecidos, móveis e cerveja; há quatro anos os bondes elétricos tinham substituído os puxados a burro; acabava-se de instalar iluminação elétrica em todas as ruas do centro; e a população havia saltado de 73 000 habitantes em 1900 para 120 000 naquele ano de 1908.

Difícil mesmo, para os Poppe, foi serem aceitos como sócios em algum clube da cidade. Jovens de 20 e poucos anos, eles queriam praticar esportes, de preferência o futebol. Mas o Grêmio, que já existia há seis anos, se fechou para eles. E também os clubes de remo, de tiro, de tênis. A desculpa era sempre a mesma: gente recém chegada, pouco conhecida, de origem italiana... Os clubes de Porto Alegre somente admitiam entre seus sócios, torcedores ou atletas jovens brancos, de famílias tradicionais. Excluídos, o irmãos Poppe se juntaram a outros jovens visionários e resolveram fundar seu próprio clube, que teria como princípio básico eliminar toda e qualquer forma de discriminação quanto à origem, à raça ou à condição social.


Em 04/04/1909, os jovens Poppe, acopanhados de Antonio Coiro, João Leopoldo Seferin, Lagendre de Chagas Pereira, Breno Dornelles, Alfredo Waternick, Arquimedes Fortini, entre outros, fundam o clube do povo, em uma reunião realizada em Porto Alegre, na Av. Redenção, 141.

O primeiro jogo da história do Internacional, em 18/07/1909, foi contra o Grêmio, clube que motivou sua fundação. A goleada de 10 a 0 sofrida em sua estréia não abateu o colorado, que continuou buscando superar o rival, objetivo alcançado no sétimo grenal, realizado em 31/10/1915 (Inter 4x1).

Começa assim a história do Sport Club Internacional, a saga do "Clube do Povo", o mais democrático time do país e talvez do mundo, aberto para pessoas de todas as origens, raças e opiniões que compõe a pluralidade deste Brasil continental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário