quinta-feira, 5 de março de 2009

Comercial A.C.

Em pé: Jesuíta, Beroso, Adjar, Gadelha, Cleiton, Sales e Antônio Neves (Técnico)
Agachados: Luizinho, Vicentinho, Júlio, Cafuringa, Geraldino e o massagista Feijão

Crédito: http://bitorocara.blogspot.com/
Esquadrão do Comercial de Campo Maior (PI) Vice-campeão do campeonato piauiense de 1969.

História
O Comercial foi fundado em 21 de abril de 1945, sendo seu símbolo um bode. Passou a profissional no ano de 1950. Entre outros, foram seus fundadores: Antônio Rufino de Sousa, José Neiva e Pedro Mesquita, que foram, respectivamente, os três primeiros presidentes da agremiação.
Na gestão do prof. Raimundo Andrade, o Comercial conseguiu o seu principal título: vice-campeão piauiense, em 1969.
Na gestão de Francisco de Paula Ribeiro, o escrete azulino foi o primeiro campeão do torneio Albertão.
Antônio Rufino de Sousa foi presidente do Comercial durante doze anos e o mestre Antonio de Pádua Neves foi técnico por quarenta e cinco anos.
Em 20 de abril de 1990 foi inaugurada a Sede Esportiva José Bona, conhecida como Toca do Bode, sob a presidência do comercialino Flávio Bona Andrade. É um belo patrimônio, amplo e digno. Vários torcedores e empresas contribuíram para que o sonho se tornasse realidade.
Sem dúvida, todos os dirigentes do Comercial deram sua contribuição para o engrandecimento do time, contudo, em face da necessidade de síntese, destacaríamos os seguintes presidentes: Antônio Rufino, Flávio Bona, José Cassimiro Neiva, Vespasiano Brito, Pedro Mesquita Furtado, Ernane Napoleão Lima, Milton Higino, Prof. Raimundinho Andrade, José Laurindo da Silva, Francisco das Chagas Moreira e Silva e José Acélio Correia.
Também foram comercialinos e dirigentes de escola: Agenor Melo, Chico Andrade, José de Assis, Hilson Bona, João Félix, Raimundo Soares, Geraldo Alves, Carlos Alberto Correia e José Olímpio Filho.
O mestre Antônio Neves, como já dito, foi técnico da equipe alvi-celeste por mais de quatro décadas, dedicando-lhe muito de seu tempo, esforço e zelo. Nunca, jamais, teremos um técnico que perdure tanto no cargo em qualquer time de futebol do planeta.

Elmar Carvalho: Poeta, escritor, cronista, crítico literário, membro da Academia Piauiense de Letras, jurisconsulto e piauiense de Campo Maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário