sexta-feira, 13 de março de 2009

Paysandu S.C.

Em pé:o zagueiro Bayma, o goleiro Romariz e o zagueiro Sylvio.
Ajoelhados: no meio, Jaime, Moura Palha e o inglês Mittchel.
Sentados: Mattheus, autor do primeiro gol, Guimarães, Garcia, Hugo Leão e Arthur Moraes
Primeiro esquadrão do Paysandu Sport Club de Belem do Pará em foto rara de 1914.
História
No dia 7 de dezembro de 1913, domingo, o jornal "O Estado do Pará", na sua 3a página, Coluna "Chronica Sportiva " publicava a 1a nota convocativa dos elementos que iriam fundar a nova agremiação na capital paraense. Ei-la, na íntegra:
"PAYSANDU CLUB
Entre elementos esportivos de valor e da "elite" belemense , por iniciativa de nomes acatados em nosso meio, deverá em reunião a realizar-se nesta Capital, fundar-se sob o nome de Paysandu Club, uma sociedade esportiva que iniciará logo suas secções de remo e "foot-ball".
Folgamos assim em registrar essa notícia, porquanto, conhecendo bem a capacidade e esforço dos organizadores do Club, neles vemos a mais real segurança para, em certo prazo, elevar a sua iniciativa ao nível dos mais antigos e melhores que possuímos.

São elementos esparços até agora do antigo Norte Club, cujo denodo fê-lo invencível na recente época do foot-ball, sendo a sua "team" a única que não conseguiu os "players" do Grupo do Remo bater na disputa do campeonato de 1913, assim como outros que se achavam retraídos no momento.
Tal acontecimento é motivo de congratulações, no seio de nossos homens esportivos e na sociedade, pois é mais uma roda selecta que se forma para o bom convívio social, onde seus fundadores e sócios escolhidos gosam de estima e consideração grangeadas pelas qualidades morais e finos que possuem.

Antecipamos votos de prosperidade à novel Associação sportiva".
A primeira nota anunciando o surgimento da nova agremiação teve a repercussão entre os desportistas paraenses, inclusive junto a integrantes de outras agremiações, pois muitos se sentiam insatisfeitos em seus clubes e o aparecimento de um novo núcleo esportivo seria uma grande oportunidade para muitos poderem mostrar suas reais qualidades, o que, por um motivo ou outro não podiam fazer em seus times.
No dia 29 de janeiro de 1914, o jornal "O Estado do Pará" voltava a tratar sobre a fundação da nova agremiação esportiva, inserindo na Coluna "Chronica Sportiva", a seguinte nota:
"Um grupo numeroso de denodados 'sportmen' , muitos quais de saliente figura nos 'matchs' realizados no ano findo pela Liga, cogita fundar nesta Capital de foot-ball. Para esse fim estão convidados os interessados a comparecer no dia 2 de fevereiro próximo, às 8 horas da noite, no prédio à rua Pariquis, 22, onde terá lugar a reunião".

Ainda o jornal "O Estado do Pará", na edição de 1o de fevereiro de 1914, assim se reportava sobre a fundação do novo Clube:
"Amanhã, às 8 horas da noite, em casa n.º 22, à rua Pariquis, realizar-se-á importante reunião que terá por fim assentar as bases de uma nova sociedade esportiva, em Belém. Os elementos que irão constituir a nova agremiação são, na sua maioria, denodados 'sportmen' que, na temporada última, conseguiram manter em linha de destaque a simpatizada 'Team Negra', tornando-a invencível em todas pugnas travadas. Daí o prevermos que será valorosa e forte a nova "Team" de 'foot-ball'.
No dia 2 de fevereiro de 1914, data de fundação do Paysandu, o jornal "O Estado do Pará" inseria a última nota, convocando desportistas para que tomassem parte na fundação do Paysandu.
"Estão convidados todos os interessados na fundação do novo clube de 'foot-ball' , a comparecer hoje, às 8 horas da noite, no prédio à rua Pariquis , 22. Sabemos que reina desusado entusiasmo entre os 'sport-men' que pretendem fundar mais esse núcleo esportivo, pugnando muitos para que tome o nome de 'Team Negra', continuado, assim, as gloriosas tradições dessa invencível e bastante simpatizada 'Team'."

As convocações feitas pelo jornal "O Estado do Pará" surtiram o efeito desejado, fazendo com que comparecessem à reunião 42 desportistas, muitos dos quais haviam integrado o Norte Club e outros de agremiações diferentes, como, por exemplo, do Internacional Sport Club, ou Recreativa.
A reunião foi iniciada às 20,15 horas de uma segunda fira, 2 de fevereiro de 1914, na residência de Abelardo Leão Conduru, que ficava localizada à rua do Pariquis, 22, entre as travessas Apinagés e São Matheus (atual Padre Eutíquio)
Por unanimidade, a assembléia escolheu o desportista Hugo Leão, o mais entusiasmado com a idéia da fundação da nova agremiação, para presidir os trabalhos, escolha essa feita à unanimidade.
Hugo Leão como líder do movimento e na qualidade de presidente da reunião, convidou o desportista Humberto Simões para funcionar como secretário. Em seguida, tomou posse como presidente da sessão, passando a esclarecer a finalidade da reunião que era a da constituição de uma nova Agremiação Esportiva, propondo, ao mesmo tempo, a denominação de Paysandu Foot-Ball Club, "como homenagem ao feito glorioso e heróico da Marinha de Guerra Brasileira ao transpor o Passo do Paysandu, na guerra contra o Paraguai".

A sugestão de Hugo Leão foi motivo de acirrados e acalorados debates na assembléia, que logo se dividiu em duas alas , uma a favor da proposição de Hugo Leão e outras contrárias, pugnando pela denominação Team Negra Foot-Ball. Os debates já se prolongavam por mais de meia hora, até que Hugo leão colocou em votação uma proposta, que era a da maioria dos presentes. Edgar Proença requereu que a votação fosse feita nominalmente, o que foi aprovado.
Feita a votação, registro-se a vitória, por maioria de votos dos 42 desportistas presentes, escolhendo-se a denominação de Paysandu Foot-Ball Club.
Em seguida Hugo Leão dirigiu-se à platéia com palavras de agradecimento pela aprovação de sua proposta, que analisou como uma prova de consideração e cavalheirismo da mesma para com a sua pessoa, e da qual não ser merecedor, porque se encontravam outros mais dignos e que constituíam uma pléiade de valorosos "sportmen".
Durval Carneiro pediu a palavra e passou a fazer considerações várias e terminou requerendo da assembléia que fosse feita a aclamação da primeira diretoria, que iria gerir uma nova Associação, durante o exercício de 1914, composta dos seguintes membros: Presidente, Deodoro de Mendonça; vice-presidente, Eurico Amanajás; 1o Secretário, Arnaldo Morais; 2o Secretário, Humberto Simões; Tesoureiro, Gastão Valente; Comissão de sindicância e Fiscal, Pedro Paulo Penna e Costa, Manoel Marques e Edgar Proença; Delegado perante a liga de Foot-Ball, Hugo Leão.

A Assembléia tratou ainda da escolha dos nomes dos associados que passariam a integrar uma comissão, destinada a redigir os Estatutos do Clube, recaindo a escolha nos nomes de Deodoro de Mendonça, Eurico Amanajás e Arnaldo Morais.
Não foram escolhidos na reunião de fundação do Clube os capitães dos 1o e 2o times, porque não estavam ainda os mesmos organizados, o que seria feito no tempo oportuno.
Por último, deliberou-se que o número de sócios não excederia os 50, sendo considerados como fundadores os 42 presentes à reunião, que foram os seguintes:
Deodoro Machado de Mendonça,, Eurico Amanajás, Gama e Lobo, Arnaldo Morais, Hugo Manoel de Abreu Leão, Humberto Simões, César Coutinho de Oliveira, Waldemar Macedo, Gastão Valente, Edgar de Campos Proença, Pedro Paulo Penna e Costa, Humberto Macedo, Amadeu Simões, Abelardo Leão Conduru, Heraclito Gurjão, Durval Carneiro, Adalberto Santa Rosa, Mário Gurjão, Manoel Marques Guerra, Ângelo Marques Guerra , Arthur Moraes, Leonel das Neves, Renato Christo, Renato Amanajás, José Penna e Costa, João Barata, Alberto José Leôncio, Manoel Oliveira da Paz, Hugo Mattos, Joaquim Pinto, Antonio Gonçalves, Antonio Garcia, Joaquim Infante de Castro (Sady) , Sylvio Serra de Morais Rego, Antonio Pessoa, Eduardo Pessoa, Antonio Linhares, Waldemar Linhares, Frederico da Costa e Silva, Miguel Pernambuco Filho, Bladgen Barata, Mário Paiva.
A sessão foi encerrada às 22:30 horas em meio de uníssonas palmas e vivas, tendo o presidente, Hugo Leão agradecido o comparecimento de todos, convocando-os para uma nova reunião, para o dia 10 de fevereiro, no mesmo local.

Fonte: "A História do Paysandu Sport Club 1914 - 1998"Gerson Soares Pereira - Porto Alegre - RS

2 comentários:

  1. tem muitos craques do paissandu ads epocas passadas com nessecidades financeiras que deram muitos titulos a este ilustre clube exemplo jorge luiz jogou nas decadas de 70 e foi um craque em campo junto com o marciano

    ResponderExcluir
  2. o remo e melhor do norte

    ResponderExcluir