quarta-feira, 11 de março de 2009

Barra Mansa F.C.

Em pé: Agostinho, Wilson, Roberto Bocão, Enio, Luiz Carlos, Canário e Café.
Agachados: Tarugo, Doca, Mário, Maurinho e Bira.
Crédito: http://www.timesdobrasil.hd1.com.br/

Esquadrão do glorioso Barra Mansa Futebol Clube em 1968.

Nome: Barra Mansa Futebol Clube
Data de Fundação: 15 de novembro de 1908
Endereço: Rua Cristóvão Leal, n° 149 – Barra Mansa-RJ
CEP: 27355-060
Telefone: (24) 3322-1692
Mascote: Leão
Situação do clube: Profissional

Títulos:
Campeonato Fluminense de Futebol: 2 vezes (1953 e 1953-especial).
Campeonato Carioca (Módulo Intermediário): 1995.
Torneio Início - Campeonato Fluminense: 1953.
Copa Vale do Paraíba: 3 vezes 1953, 1958 e 1965.
Vice-campeonato Carioca da 2ª Divisão: 2 vezes 1993 e 1996.
Vice-Campeonato Fluminense: 1955.
Vice-Supercampeonato Fluminense: 1955.
Vice da Copa Vale do Paraíba: 2 vezes 1967 e 1968.
Vice-campeonato da Copa Zico (Copa da Integração): 2001. [**]
Semi-finalista do Torneio do Interior: 1995.

História
O Barra Mansa foi fundado no dia 15 de novembro de 1908. Profissionalizou-se em 1911, segundo alguns historiadores, sendo considerado pioneiro no País.
Nas décadas de 20 e 60, o clube era tido como um furacão nos gramados, ou como um verdadeiro Leão do Sul, que amedrontava os adversário. Nesse período, o Barra Mansa conquistou vários títulos, entre os quais, destacam-se o de campeão fluminense de 1953 e o de super-campeão fluminese também de 1953, organizados pela extinta Federação Fluminense de Desporto.

Nos anos 70 e 80, o clube passou totalmente em branco, mas foi na década de 90 que o Leão do Sul voltou a rugir.
Em 1995, o Barra Mansa foi campeão do Módulo Intermediário do Campeonato Carioca. O regulamento do torneio previa que o campeão e o vice subissem para a elite do Futebol Carioca, mas por arbitrariedade da FERJ tal façanha não foi permitida.

7 comentários:

  1. LEÃO DO SUL RUMO AO CARIOCA DA SÉRIE A EM 2011!!!

    ResponderExcluir
  2. AINDA LEMBRO DESSE TIME DE ODIR, LAURO, CACA, E O TARUGO FOI DONO DE MEU TIME DE PELADA, SÓ DEIXAVAM ELE JOGAR NO GOL, PORQUE ERA BOM DEMAIS(O FAMOSO´PÉ DE BOI) ERA DURO ENTRAR UMA CHUTEIRA NO SEU PE.

    ResponderExcluir
  3. eu sou filho do tarugo conheço algumas historias sobre ele eu queria que alguem comentase alguma historia dele dentro do futebol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu pai me dava muito trabalho no juvenil, eu jogava no barbará e sempre que cruzavamos era jogo duro e muito bonito...
      seu pai, meu amigo tarugo foi o melhor ponta esquerda que ja vi jogar, fui amigo dele ate seus ultimos dias... saudades demais, sou o bidi de barra mansa, abraço

      Excluir
  4. Meu saudoso irmão Maury (falecido em São Paulo-SP) jogou com Odir na minha querida Paraíba do Sul - RJ no Riachuelo, juntamente com Nuninho (o aposentado juiz de direito doutor Nuno Vaz) e outros craques da minha querida Paraíba. Depois, meu irmão foi brilhar no futebol de Cruzeiro - SP, para onde nos mudamos. Sempre que meu irmão Maury se referia ao Odir (eu sou o caçula da família e adorava as histórias que ele me contava), se referia a ele como um "cracaço" de bola. Vi meu irmão jogar em Cruzeiro-SP e sem falsa modéstia, meu irmão jogava muita bola e se ele dizia que o Odir era um "cracaço", só poderia acreditar. Acho que o Anônimo de 19.06.2010 às 10:33 poderia me dar o testemunho da categoria do Odir. Meu irmão falava muito desse jogador, por isso esse nome ficou em minha memória., e olha que eu já estou com 63 anos de idade. Odir ainda está vivo? Algum familiar do Odir vive na minha Paraíba do Sul? Parece que ele se estabeleceu definitivamente em Barra Mansa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja vi muitos craques na posiçao que o odir jogava
      mas nunca vi um craque tao completo como o odir
      eu vivi todo os momentos maravilhosos do futebol do sul do estado, vi todos os grandes times jogarem entre si, era classico todos os domingos... sou o bidi de barra mansa, o odir esta vivo graças a Deus e com muita saude e tenho a honra de ser amigo dele ate hoje

      Excluir
  5. Olá Bidi, embora tardiamente, agradeço pelo esclarecimento.
    Espero que tenha transmitido ao Odir o meu comentário. Talvez ele tenha se lembrado de meu irmão Maury, que como eu comentei, além de ter sido seu companheiro de futebol muito admirou o futebol dele.
    Mauro Moreira - São José dos Campos - SP

    ResponderExcluir