domingo, 1 de março de 2009

Cruzeiro E.C.

Em pé: Nelinho, Piazza, Darci Menezes, Raul, Roberto Perfumo e Vanderlei
Agachados: Eduardo, Zé Carlos, Palhinha, Dirceu Lopes e Joãozinho
Crédito: http://ibituruna.blogspot.com/

Neste esquadrão cruzeirense campeão da Taça Libertadores de 1976,vemo alguns remanescentes do Cruzeiro de 1966 que assombrou o país ao bater o todo poderoso Santos na finais da Taça Brasil, o goleiro Raul, o campeão mundial em 1970 Wilson Piazza e o habilidoso Dirceu Lopes com uma breve passagem pelo tricolor carioca.

Nelinho
Um dos maiores cobradores de falta do Brasil em todos os tempos, Manoel Rezende Matos Cabral, o Nelinho, hoje é comentarista esportivo de um canal fechado.
Nascido no Rio de Janeiro em 26 de julho de 1950, Nelinho foi revelado pelo Olaria, mas assinou seu primeiro contrato como jogador profissional com o Bonsucesso, no final dos anos 60.

Em pouco tempo como profissional foi contratado pelo América-RJ, e depois teve rápidas passagens pelo Setubal, de Portugal, pelo Anzoategui, da Venezuela, e pelo Remo, de Belém do Pará. Em 1973, foi para o Cruzeiro onde finalmente "explodiu" para o futebol.
Permaneceu na Toca da Raposa até 1980 e seus principais títulos no clube celeste foram os campeonatos mineiros de 1972/73/74 e 77 e a Libertadores da América de 1976.

Nelinho fez parte de uma das maiores formações do Cruzeiro em todos os tempos. Nos anos 70, o time azul, além do lateral-direito, contava com Raul, Dirceu Lopes, Palhinha, Eduardo, Joãozinho, Roberto Batata, Jairzinho e companhia.
Em 1978, Nelinho foi convocado para defender a seleção brasileira na Copa da Argentina. O Brasil ficou com o título moral, mas Nelinho destacou-se. O lateral deixou sua marca registrada, o chute forte, em jogo contra a Itália na disputa do 3º lugar.

O lateral-direito, que em 80 conseguiu chutar a bola para fora do estádio do Mineirão, também brilhou no arqui-rival do Cruzeiro: o Atlético.
Pelo Galo Mineiro, Nelinho foi quatro vezes campeão estadual: 1981, 1982, 1983 e 1985.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, eu sempre foi admirador do futebol praticado por Nelinho, quando o mesmo jogava futebol. Ainda jogo as minhas peladas aos domingos e inspiro nas suas ex-jogadas.Renildo

    ResponderExcluir